Ford pode voltar a utilizar o nome Maverick

O Ford Maverick foi popular nos Estados Unidos e no Brasil nos anos 70, e agora a montadora poderá utilizá-lo em um crossover

Ford Maverick
O Ford Maverick foi produzido no Brasil de 1973 a 79, com carroceria fastback (foto) e sedã, e motor de quatro, seis e oito cilindros. Foto: JF Diorio/Estadão

Aparentemente, a Ford pretende ressuscitar o nome Maverick. A empresa voltou a renovar mais uma vez o clássico nome no instituto de marcas e patentes nos Estados Unidos. O pedido foi protocolado em meados de abril. Antes disso, a montadora havia feito a mesma solicitação em dezembro de 2016.

Nos EUA, o Maverick foi lançado em 1969, como uma alternativa mais barata ao Mustang. Quando chegou ao mercado, custava US$ 1995, menos de R$ 7 mil. Embora houvesse alguma semelhança visual entre eles, mecanicamente o Maverick era mais simples.

Concorrente do Opala

O modelo foi lançado no Brasil quatro anos mais tarde, em 1973, para enfrentar o Chevrolet Opala. A carroceria fastback tinha estilo arrojado, mas o modelo nacional trazia soluções “caseiras”, como a suspensão traseira do Galaxie, da Rural e das picapes F-75 e F-100. Havia um motor de seis cilindros e um V8 (do Mustang), reservado à versão GT. Por aqui, ele permaneceu em linha até 1979. Tinha fama de consumir muito combustível, e oferecia pouco espaço no banco de trás.

Agora, porém, a expectativa é que o nome seja utilizado por um – adivinhe? – crossover. A empresa está voltando todas as suas atenções para esse segmento. Tanto que nos EUA modelos como Fiesta, Focus, Fusion e Taurus devem desaparecer em um futuro próximo.

Existe a possibilidade de o nome ser utilizado em um modelo a ser lançado para concorrer com o Jeep Renegade.

Juntamente com o nome Maverick, a Ford registrou também a palavra Timberline. Especula-se que o nome pode ser empregado em outro crossover da marca, ou mesmo servir como identificação de alguma versão do Bronco ou da Ranger.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas