A Ford criou uma aceleradora de startups de mobilidade urbana e apresentou seu novo aplicativo FordPass, de assistência ao motorista, na Campus Party. O evento é uma feira de tecnologia que vai até domingo (4), no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.
O programa “Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade” tem o objetivo de apoiar três startups, selecionadas pela Ford Fund, braço filantrópico da montadora, e pela Artemisia, organização de fomento de negócios de impacto social. O investimento nas empresas, escolhidas após uma peneira com mais de 150 candidatos, será de U$ 6,6 mil (cerca de R$ 20,9 mil).
As startups são a Garatéa, a Onboard Mobility e a UBRA, todas com negócios que visam melhorar a mobilidade urbana, principalmente para moradores mais distantes do centro expandido de São Paulo.
A Garatéa oferece um serviço de emergência complementar ao SAMU, que aciona profissionais da saúde para atendimento de primeiros socorros antes da chegada da ambulância. A Onboard, por sua vez, realiza a recarga do Bilhete Único por meio de atendimento online em chat criado especialmente para o Facebook.
Com uma frota atual de mais de 60 carros, a UBRA é um aplicativo de serviços de corrida de carro para a região da Brasilândia, na Zona Norte do Estado. A ideia surgiu porque os bairros do local eram pouco atendidos pelo Uber, segundo a startup.
FORD PASS
O FordPass, novo aplicativo de assistência ao motorista, oferece suporte 24 horas. Entre outros recursos, a plataforma informa os preços de estacionamentos e do combustível nos postos mais próximos. O app será lançado oficialmente até o fim de março.
O aplicativo vai se integrar com outros serviços da montadora, como o setor de financiamento veicular. Assim, o consumidor que tem um carro financiado pelo braço financeiro da marca pode consultar seu saldo devedor ou adiantar parcelas.
NOVO MUSTANG EM EXIBIÇÃO
A Ford aproveitou a Campus Party para exibir o novo Mustang para o grande público. Vendido por R$ 299.900, o modelo chega às ruas brasileiras em março na versão topo de linha GT Premium. Com um motor V8 de 466 cv e transmissão automática de dez velocidades, o esportivo promete oferecer mais tecnologia e conectividade.
O veículo tem um sistema eletrônico de pré-aquecimento do pneu, tela touchscreen que se conecta ao smartphone e recursos de assistência ao motorista. O modelo vem com faróis de LED de luz alta automática, rodas de 19 polegadas e aerofólio traseiro.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE JÁ GANHARAM NOVA GERAÇÃO EM OUTROS PAÍSES
1/10
Carros que já ganharam nova geração em outros países
Enquanto o Honda CR-V segue à venda por aqui na antiga geração por R$ 148 mil, a nova geração já existe há dois anos lá fora. A Honda prometia o carro para o final de 2017 e diz que chega este ano...
2/10
CITROËN C3
Enquanto seguimos com a boa, porém defasada geração do hatch C3 que parte de R$ 43.990, na Europa ele ficou maior, mais tecnológico e moderno, mas marca francesa não tem interesse em vender por aqui a nova geração que ficaria muito cara para produzir ou importar
3/10
FORD FIESTA
Por mais incrível que tenha ficado a nova geração do Fiesta, a Ford já confirmou que ela não vem pra cá. E tanto que acabou de reestilizar a antiga aqui no Brasil, mas sem mudar o conjunto de motor-câmbio, mantendo o problemático Powershift associado ao motor 1.6
4/10
AUDI A8
A Audi mostrou no ano passado a nova geração do seu sedã topo de linha, o A8. O modelo já entrou em venda na Europa, segue na geração antiga por aqui ainda, nas versões A8 V8 4.0 (R$ 621.990) e a esportiva S8 por R$ 889.990
5/10
FIAT DOBLO
O Doblo vendido no Brasil pela Fiat mudou em 2010 na Europa, mas segue sem alterações no Brasil e com preço inicial de R$ 84.390. O da imagem, já é o de 2015, com a primeira reestilização de meia-vida do monovolume da marca italiana.
6/10
NISSAN MARCH
Enquanto por aqui temos a quarta geração (no mundo) do Nissan March, que custa a partir de R$ 44.490, ano passado a marca japonesa mostrou a quinta. A Nissan declarou na época que não pretende vender por aqui, uma vez que ela cresceu demais, está mais bem mais tecnológica e cara está mais para o segmento de Polo e New Fiesta que de um compacto de entrada agora.
7/10
PEUGEOT 308
A Peugeot chegou a anunciar que iria oferecer a versão GTi do 308 novo como um complemento de gama, mas o carro nunca chegou. O nosso é apenas uma atualização da geração anterior, com visual que lembra o carro europeu. Por aqui, usa o 1.6 turbo de até 173 cv e parte de R$ 69.990
8/10
MERCEDES-BENZ CLS
A nova geração do "sedã-cupê" da Mercedes está incrível, mas aqui no Brasil quem quiser um CLS ainda tem que se contentar com o antigo, que é vendido em versão única 400, a R$ 395.900
9/10
RENAULT DUSTER
A Renault mostrou no Salão de Frankfurt a nova geração do Duster, que por lá é vendido como Dacia. O modelo teve mudanças em posição de bancos, para-brisa e novo visual, mas nada super inovador em relação a atual. Por enquanto, seguimos com o antigo, que parte de R$ 69.990
10/10
KIA PICANTO
A nova geração do Kia Picanto surgiu durante o Salão de Genebra do ano passado, O modelo teve o entre-eixos aumentado e chegou aos 2,40 metros. Há nova central multimídia, visual e acabamento. O antigo segue à venda no Brasil a partir de R$ 40.990