Você está lendo...
Ford reabrirá terceiro turno em Camaçari
Mercado

Ford reabrirá terceiro turno em Camaçari

Apostando na retomada das vendas em 2017, Ford reabrirá 400 vagas na Bahia. Funcionários estavam em 'lay off'

21 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Ford reabrirá terceiro turno em Camaçari
O jipinho EcoSport é um dos modelos que a Ford produz em Camaçari

O ano de 2016 não vai deixar saudades para o setor automotivo no País: com juros altos, acesso difícil ao crédito e falta de confiança do consumidor, as vendas desabaram e muitas montadoras foram obrigadas a fazer ajustes em sua produção - muitas delas tiveram de fechar vagas, ou pelo menos colocar funcionários em "lay off" (suspensão temporária do contrato de trabalho, sem a dispensa do empregado).

A Ford foi uma dessas fabricantes: em março deste ano, a empresa interrompeu o terceiro turno de sua fábrica em Camaçari, na Bahia - de onde saem o hatch e o sedã da família Ka, além do jipinho EcoSport.

Publicidade


Para 2017, porém, a expectativa do setor é que a economia já esboce sinais de melhora, e esse prognóstico parece ser compartilhado pela própria Ford, que aposta na recuperação das vendas. A marca anunciou que o terceiro turno da linha de montagem será reativado em fevereiro de 2017, com o fim do "lay off" dos funcionários envolvidos e a reabertura de 400 vagas que haviam sido fechadas em março.

A participação da Ford no mercado, com 9,09%, a coloca em sexto lugar entre as fabricantes do País. Seu modelo de maior sucesso é o Ka hatch, terceiro colocado entre os veículos mais emplacados de 2016, com 61.599 exemplares.

Para a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a projeção é de que o ano de 2016 encerre com queda de 19% na produção de veículos, em comparação com 2015. Já em 2017, a expectativa é de um crescimento tímido, da ordem de um dígito.


Deixe sua opinião