Ford revela a próxima geração do Fiesta

Em sua oitava geração Fiesta ganhou quatro versões, cada uma com grade e para-choque próprios

Por 29 de nov, 2016 · 4m de leitura.
Motor 1.0 Ecoboost ganha tecnologia que desliga um cilindro para economizar combustível

O Ford Fiesta chegou à sua oitava geração. O modelo foi revelado na terça-feira (29) na Alemanha. Na dianteira a mudança principal foi nos faróis, que ficaram menos afinados, ganhando um formato mais arredondado, e luzes em LED integradas. Na traseira o estilo é totalmente novo, com as lanternas em linha horizontal invadindo a tampa do porta-malas.

São quatro versões: Titanium, de entrada, ST, esportiva, Vignale, mais luxuosa, e Active, de estilo aventureiro. Cada versão tem uma grade dianteira e um para-choque dianteiro próprio.


Segundo a fabricante o interior terá uma tela de oito polegadas sensível ao toque, além da terceira geração do sistema multimídia SYNC e opção de som premium B&O — presente pela primeira vez em um modelo Ford. Segundo a empresa, o novo Fiesta terá “mais opções de personalização do que nunca”.

O motor 1.0 Ecoboost de três cilindros ganhará tecnologia que desativa um cilindro para economizar combustível e reduzir emissões. A fabricante revela que o corte ou retorno de um dos cilindros ao funcionamento leva 14 milissegundos — tempo 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos –, e que o motorista nem conseguirá notar quando o sistema estiver ativado.

Procurada, a Ford do Brasil afirmou que não vai se pronunciar quanto à possibilidade da nova geração do Fiesta chegar também ao mercado nacional.


O primeiro Fiesta foi lançado na Europa em 1976, portanto há exatos 40 anos. Desde então o compacto acumula 18 milhões de unidades vendidas mundialmente. No Brasil ele estreou já na terceira geração, importado da Espanha, em 1995, e um ano depois passou a ser produzido em São Bernardo do Campo, SP, já na geração seguinte. Em 2002 mudou de casa e passou a sair da linha de montagem de Camaçari, na Bahia, e desde 2013, na geração atual, chamada de New Fiesta, voltou para o ABC paulista.