Você está lendo...
Ford terá apenas cinco plataformas para todos os carros
Notícias

Ford terá apenas cinco plataformas para todos os carros

Novo plano de corte de custos reduzirá para cinco o número de plataformas usadas em todos os veículos produzidos

Redação

11 de ago, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

plataformas
Picapes terão plataforma modular que poderá ser usada em outros modelos
Crédito:Foto: Ford
plataformas

A Ford vai dar sequencia ao plano de reduzir o número de plataformas distintas usadas em seus carros. O One Ford reduziu de 30 para nove o número de bases, mas agora nem mesmo o número já considerado baixo tem sido suficiente para garantir as margens de lucro necessárias. A Ford quer diminuir para apenas cinco plataformas modulares que estarão em todos os carros da marca.

+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

Haverá uma plataforma de chassi sobre longarina para as picapes e o utilitário grande Expedition. Crossovers como o Edge terão uma base com opção de tração dianteira ou integral e o Mustang deverá compartilhar plataforma com o Explorer, podendo ter tração traseira ou integral. Uma quarta arquitetura dará forma às vans comerciais e a última aos modelos elétricos da marca.

Publicidade


Com esse novo enxugamento, a marca espera economizar até US$ 7 bilhões em desenvolvimento e engenharia de produto. Além disso, vai encurtar o tempo de criação de um carro novo em até 20%. Segundo a agência Automotive News, a engenharia poderá ficar entre 20% e 40% mais eficiente nos novos produtos.

Outros mercados

A economia de escala conseguida com a redução do número de plataformas será reinvestida no lançamento de novos modelos. A montadora vai direcionar seus esforços em novos SUVs, crossovers e picapes no lugar de sedãs e hatches.

Deixe sua opinião