O plano de eletrificação da Ford continua a avançar entre as picapes. A marca do oval azul confirmou que a Maverick e a nova Ranger terão a versão Lightning, que é puramente elétrica. É tanto que já registrou o sobrenome para ambas junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Assim, fica nítido que o pedido de registro fará a dupla seguir os passos da F-150 elétrica, lançada em 2021 nos Estados Unidos.
A F-150 Lightning, inclusive, obteve resposta rápida. Cravou 200 mil encomendas mesmo antes de começar a produção – tal como ocorreu com a Tesla Cybertruck. A picape da Ford – que é o veículo mais vendido nos EUA – teve a primeira unidade entregue agora em junho. Voltando um pouco no tempo, o próprio CEO da Ford, Jim Farley, evidenciou a ideia de ter uma segunda picape totalmente elétrica no mercado. Na época, ele disse imaginar “a produção de uma família de variantes da Maverick, incluindo um modelo elétrico”. Ou seja, havia algo na manga além da F-150 Lightning.
Corpo semelhante, mas outro coração
Agora, o primeiro passo foi dado. De acordo com o site Car Buzz, os registros da Maverick Lightning e da Ranger Lightning são recentes. Entretanto, há evidências de que os projetos seguem avançados e não vão demorar a chegar. Entretanto, as datas de lançamento são desconhecidas. Para o Brasil, a estratégia de eletrificação ainda parece distante. Mas ao menos um dos três modelos deve chegar às lojas daqui, afinal, o futuro parece cada vez mais elétrico.
Amarok elétrica?
Com a eletrificação da Ford Ranger, a recém apresentada Volkswagen Amarok de segunda geração também pode ganhar versão elétrica. Afinal, ambas serão feitas na África do Sul sobre a mesma plataforma – que já prevê o uso de baterias. Os modelos, no entanto, devem chegar ao mercado apenas a partir da próxima metade da década.
A Maverick, portanto, deve puxar a fila e oferecer a versão Lightning na reestilização, a partir de 2026. E pode ter o conjunto elétrico do Mustang Mach-E.