
Quem vê um novo modelo rodando pelas ruas não imagina a quantidade de testes que são feitos, em absoluto sigilo, antes que ele possa entrar em produção. No caso da Ford, esses testes são feitos em um campo de provas que a marca mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, há 37 anos.
É nesse centro de experimentação, um dos poucos na América do Sul, que os carros e caminhões da marca são testados e homologados antes chegar às lojas. Mesmo após o lançamento, algumas unidades da produção são testadas, por amostragem, para que possa ser feito o controle de qualidade adequado.
Cerca de 800 pessoas trabalham no Campo de Provas de Tatuí, que já realizou, desde a inauguração, mais de 250 milhões de quilômetros de testes, o que corresponde a aproximadamente 6.250 voltas no globo terrestre.
Foram desenvolvidos ali o utilitário-esportivo EcoSport e a nova geração do compacto Ka, projetos que carregam o DNA da Ford brasileira e são vistos em vários países. Por essa mesma razão, é possível ver circulando unidades desses modelos em testes de adaptação para outros mercados – caso de um EcoSport com o volante do lado direito, comercializado na Índia, e do Figo, versão do sedã compacto Ka+ que tem a traseira mais curta que o irmão brasileiro, como um autêntico fastback.
Antes desses modelos, passaram recentemente por Tatuí o Fusion, o Edge, a Ranger, e as mais recentes gerações do Fiesta e do Focus, além dos caminhões da Série F. Em tempos mais distantes, foram testados ali Corcel e Belina, Del Rey, Pampa, Escort, Versailles e Royale, além das gerações anteriores de Fiesta, Ka, Focus, EcoSport e Fusion.
Entre os mais de 100 diferentes testes práticos realizados no local, há provas de desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade.
Em 50 km de pistas, 40 dos quais sem asfalto, são reproduzidas as condições de piso e rodagem não só das ruas e estradas brasileiras, mas também de outros países em que a Ford comercializa seus produtos. Há pistas pavimentadas de alta e baixa velocidade, colinas, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra e lama. Nessas condições, os modelos têm suas respostas aferidas e sua durabilidades postas à prova.
E não são apenas os carros da Ford que passam pelas pistas e laboratórios de Tatuí. Modelos de marcas concorrentes também são avaliados por lá, para que seu desempenho possa ser comparado com o dos produtos da casa. Em caso de testes mais curtos, é praxe das próprias montadoras emprestar entre si alguns exemplares. Em provas mais longas ou agressivas, as unidades dos modelos rivais são compradas, testadas até o limite e desmontadas para que se verifique seu desgaste.
Confira algumas imagens do Centro de Provas de Tatuí na galeria abaixo.