Você está lendo...
Ford vai cortar 12 mil empregos na Europa
Notícias

Ford vai cortar 12 mil empregos na Europa

Mais seis fábricas da Ford serão fechadas como parte do plano de reestruturação da montadora

Redação

28 de jun, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

ford
Fábricas da marca na Europa serão fechadas
Crédito:Foto: Heinz-Peter Bader/Reuters
ford

Em mais um capítulo de sua reestruturação global, a Ford irá acabar com 12 mil postos de trabalho na Europa. A marca fará programas de demissão voluntária e fechar nada menos do que seis fábricas, três delas na Rússia. Os cortes deverão ocorrer até o fim de 2020.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Segundo a Ford, as alterações têm como objetivo aumentar a rentabilidade das operações da empresa. O fechamento das fábricas e a demissão de funcionários deverá permitir que a marca redirecione recursos para o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos.

Publicidade


Em maio, a marca havia afirmado que iria mandar embora cerca de 7 mil pessoas ao redor do mundo. Destes, 20% eram de executivos de alto escalão.

Mudanças

As alterações na marca no mundo todo são reflexos das mudanças que o setor automotivo vem sofrendo. indústria automobilística dos Estados Unidos sofreu uma turbulência após anos de crescimento constante. As vendas caíram 5% em 2017, segundo a CNN Business, depois de subir mais de dois terços de 2010 a 2016. Além disso, a Ford passou a enfrentar a concorrência mais intensa de montadoras estrangeiras que abriram fábricas nos EUA, reduzindo assim os custos de remessa e prazos de entrega.

SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM


Outra mudança importante ocorreu no gostos dos consumidores, que passou dos sedãs e carros menores para SUVs e picapes grandes. Isso forçou a Ford a reagir – com certo atraso, dizem analistas – e repensar a gama. O Focus foi sacrificado e a fábrica que o produzia está sendo adaptada para produzir a Ranger. E uma gama menor de modelos requer menos funcionários.

Por aqui, a marca fechou a histórica fábrica de São Bernardo do Campo e encerrou a produção do Fiesta no País. O Focus também deixou de vir da Argentina

Deixe sua opinião