A Ford oficializou a decisão de tirar seus sedãs Fiesta, Focus e Fusion de linha nos Estados Unidos. O mesmo movimento deve ocorrer no Brasil e em outros países nos próximos anos.
A estratégia da marca é passar a investir em SUVs e picapes para elevar a lucratividade. Embora não tenha tido prejuízos no ano passado, os números foram mais baixos que os desejados.
Em 2017, a Ford registrou lucro líquido de US$ 1,74 bilhão, valor superior ao US$ 1,6 bilhão de 2016. Porém, a margem caiu de 6,4% para 5,2% no mercado americano. Até 2020, a montadora pretende subir esta porcentagem para 8% globalmente e 10% nos EUA. Com isso, a empresa deve cortar US$ 25,5 bilhões em custos.
Brasil
Com a mudança, o México deixará de produzir o trio de sedãs. Apesar de apenas o Fusion ser importado pelo País, o Fiesta (nacional) e o Focus (argentino) também devem deixar de ser produzidos em breve.
Nos EUA, além de Fiesta, Focus e Fusion, a Ford vai tirar de linha também o Taurus. O esportivo Mustang permanece e o Focus Active, um versão aventureira do carro, deve passar a ser importado da Europa.
VEJA TAMBÉM: DEZ SEDÃS ‘DIFERENTÕES’
Aston Martin Rapide
Há sedãs que são tão excêntricos que até parecem modelos de outros segmentos. Entre os exemplos há um Rapide, que, se não fossem as quatro portas, seria um cupê
Chrysler 300C
O visual retrô deixa o modelo da marca americana com aspecto bem diferente da média do segmento
Volvo S60 Cross Country
De diferentão o S60 não tem nada. A versão Cross Country, porém, é no mínimo esquisita. Mais alta que as demais configurações, tem também borracha nos para-lamas.
Porsche Panamera
Como o Rapide, é o sedã que parece um cupê
Skoda Rapid
Este é diferentão de uma maneira ruim, pois tem elementos que não "conversam". Ele mistura traços de antigos modelos da Volkswagen, e também lembra um pouco carros da Dacia.
Mitsuoka Galue
Uma tentativa não muito bem sucedida de imitar a Rolls-Royce, o carro retrô também lembra um pouco os táxis típicos de Londres.
Fisker Karma
Bem baixo e com linhas ousadas, o sedã parece um modelo esportivo.
Lincoln MKZ
A antiga geração do carro da marca americana tem traseira imponente, que lembra a de alguns crossovers
Cadillac CTS
O modelo também investe em linhas de carros esportivos
Rolls-Royce Phantom
Representante do extremo-luxo automotivo, o carro tem um visual único e inconfundível, com linhas dianteiras de aspecto retrô e coluna "C" de cupê