Ver um carro ao vivo e a cores é sempre crucial para entender onde aquele modelo irá disputar espaço. Nesta semana, conhecemos de perto do inédito VW Tera, novo SUV de entrada da marca alemã que chegará às lojas brasileiras entre abril e junho. O modelo é derivado do Polo, mas traz várias diferenças em relação ao hatch. Para começar, tem visual próprio, com linhas carregam uma herança da Volkswagen, mas que também quebram padrões.
Neste primeiro contato, ainda não foi a hora de acelerar o mini SUV que sairá da fábrica de Taubaté, no interior paulista. Mas pudemos entrar na cabine e ver detalhes de acabamento, pegar nas peças, conferir o porta-maças e sentir o clima a bordo. No geral, o VW Tera surpreende de imediato pelo estilo. Com suspensão alta, tem linha de cintura que sobe em diagonal e vincos que realçam as caixas de rodas na traseira cobertas com molduras pretas.
VW Tera tem tamanho de Polo e linhas bem verticais

A montadora ainda não divulgou dados técnicos, porém a impressão é de que o VW Tera tem medidas bem próximas às do Polo. Neste caso, 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Por ser um SUV, a altura do novato será maior, mas nem tanto. A impressão de verticalidade vem muito do desenho, com a frente mais alta, a lateral ascendente e as lanternas que ficam em posição bastante elevada.

Por ora, o porta-malas é uma incógnita, mas, ao abrir a tampa, ficou a impressão de que o VW Tera terá um compartimento bem adequado e interessante. Não será o maior bagageiro da categoria, porém será sim superior aos 300 litros do Polo, com alguma folga. Entretanto, será um tanto menor que o do Nivus, que tem 415 litros de volume.
Já em relação ao espaço na cabine, o VW Tera será homologado para cinco adultos. Contudo, o espaço no banco traseiro será bom para quatro pessoas. Ao menos essa foi a sensação ao sentar ali. O espaço para pernas é bem compacto, assim como o espaço lateral. Já o vão para cabeças pareceu interessante, com boa folga mesmo para pessoas mais altas.

Cabine do VW Tera é moderna e bem construída
Passando para o banco da frente, pudemos ver o novo SUV de entrada com motor ligado. O painel é realmente próprio e não traz quase nada do Polo e demais modelos da marca. Até a forração das portas tem estilo próprio, com superfícies tridimensionais e apoios de braços revestidos. Embora tenha bastante plástico duro por dentro, o VW Tera mostrou qualidade. O carrinho tem até iluminação ambiente, com uma central faixa de LED.

Conforme contamos na apresentação do carro, o painel é dividido em dois níveis e apresenta desenho mais vertical que no Polo, Virtus e mesmo no Nivus e T-Cross. O destaque é o multimídia VW Play com tela flutuante estilo tablet. Segundo José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen do Brasil e responsável pela criação do Tera, o projeto permite, por exemplo, colocar uma tela ainda maior no futuro, sem a necessidade de mudanças.
Um ponto alto, já confirmado pela VW, é que o Tera virá de fábrica com chip de internet. Os detalhes do serviço ainda serão detalhados, mas o novo SUV terá internet própria de fábrica e vai permitir baixar aplicativos no multimídia que funcionarão independente do usuário estar com o seu smartphone a bordo. A tela de 10 polegadas, aliás, é bem rápida e fácil de operar, e será uma das mais modernas da categoria, trazendo muita conectividade ao modelo.
Motor TSI e sistemas ADAS estão confirmados

Embora ainda não tenhamos acelerado do VW Tera, é certo que o inédito SUV de entrada terá desempenho dos melhores. Isso mesmo se vier na versão 170 TSI da linha Polo, com o motor 1.0 turboflex um pouco mais “manso”. São 116 cv de potência máxima com etanol e 109 cv com gasolina a 5.000 rpm, além de um torque de 16,8 mkgf a partir de 1.750 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio será o automático de seis marchas.
No hatchback, a aceleração de 0 a 100 km/h com este conjunto é feita em 10,5 segundos. O VW Tera deve ter desempenho muito próximo disso, assim como números de consumo semelhantes. Pelo Inmetro, o Polo faz 8,5 km/l de média na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, as médias ficam em 12,5 km/l e até 15,1 km/l, na mesma ordem.

Mas vale dizer que, com câmbio manual de cinco marchas, os números do VW Tera prometem acompanhar os do Polo – e vir um pouco melhores. O 0-100 km/h do hatch, por exemplo, baixa para 10,1 segundos, enquanto as médias de consumo ficam maiores – com gasolina, chega a fazer 16,1 km/l na estrada.
Outro destaque nesta revelação do VW Tera foi a confirmação de sistemas ADAS de assistência à condução. Haverá, por exemplo, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), capaz de acelerar e frear o carro sozinho, acompanhando o trânsito à frente. São itens sofisticados em um carro que promete preços mais acessíveis.
Vale a espera pelo VW Tera?

A primeira impressão é de que a VW fez um golaço com o lançamento do Tera. Brincadeiras à parte em relação ao trocadilho (com o finado Gol), o novo SUV promete fazer história como uma criação brasileira que vai ganhar o mundo – a marca já confirmou que vai vender o modelo em 25 países na América Latina, e também a África do Sul. Portanto, um projeto ambicioso e que vai vender grande volume.
Fica a expectativa em relação aos preços. Caso tenha opção de entrada com motor 1.0 MPI de até 84 cv e câmbio manual, o VW Tera poderá ter tabela próxima de R$ 100 mil. Assim, custará próximo do Citroën Basalt, atual SUV mais barato. Nesta versão Outfit, de topo de linha, o mini SUV deverá custar perto de R$ 130 mil. Ou seja, é muito contra Fiat Pulse e Renault Kardian. A ver. Serão quatro versões. O lançamento acontecerá entre abril e junho.
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