Você está lendo...
França valoriza automóvel ‘da casa’
Mercado

França valoriza automóvel ‘da casa’

Na França, país semifinalista da Copa do Mundo, nove dos dez modelos mais vendidos são de marcas locais

Rafaela Borges

10 de jul, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot 3008 mercado França
Ranking
Crédito:Peugeot 3008 é o terceiro carro mais vendido da França (Foto: Peugeot)
Peugeot 3008 mercado França

Renault, Peugeot e Citroën: não é qualquer país que pode se gabar de ser a pátria de três montadoras. Ao menos, não de três fabricantes de veículos tão fortes. Quando o assunto é fábrica de veículos, no mesmo grupo da França só estão Alemanha, Estados Unidos, Japão e China.

Se os carros das marcas do país semifinalista da Copa do Mundo não são tão populares no Brasil, eles dominam o mercado francês. Um dos modelos mais comuns nas ruas da França atualmente é o Peugeot 3008. O modelo foi nada menos que o terceiro mais vendido do país no primeiro trimestre de 2018, com 22.219 exemplares e 4% de participação.

O carro mais emplacado, no entanto, é um compacto. Trata-se do Renault Clio, que somou 32.470 unidades vendidas. O vice-líder é o Peugeot 208, com 28.260 emplacamentos.

Publicidade


A lista dos dez mais vendidos no França, aliás, só tem uma marca que não é do país. Trata-se da romena Dacia. No entanto, a montadora faz parte do grupo Renault. O Sandero foi o oitavo carro mais vendido da França no primeiro trimestre.

De resto, o “top 10” francês é formado por Renault, Peugeot e Citroën. De marcas estrangeiras, os dois modelos mais emplacados são o Yaris e o Polo. O Toyota foi 13º colocado no primeiro trimestre e o Volkswagen, o 14º.

Marcas na França

Quando se consideram os grupos automotivos, a PSA, formada por Peugeot, Citroën e Opel, é a líder do mercado francês. Porém, olhando-se apenas para as marcas, Renault e Peugeot travam uma acirrada disputa pelo primeiro lugar.


No primeiro trimestre deste ano, a Renault vendeu na França 106.694 carros, enquanto a Peugeot comercializou 103.054 modelos. O terceiro lugar é da Citroën.

Entre as estrangeiras, a Volkswagen foi a marca que mais vendeu carros no país no período, ocupando a quarta posição no ranking de montadoras. O quinto lugar é da Dacia e o sexto, da Ford.

No primeiro trimestre, foram vendidos na França 556.849 carros. Foi um número superior ao somado no Brasil (545.515 veículos no mesmo período).


Deixe sua opinião