Redação

24/08/2018 - 4 minutos de leitura.

Freio ABS está completando 40 anos

O sistema antitravamento de freios (ABS) foi apresentado pela Mercedes-Benz e pela Bosch entre os dias 22 e 25 de agosto de 1978

Crédito: Enquanto o carro sem ABS não consegue fazer a curva mesmo com as rodas esterçadas, o modelo equipado com o sistema mantém a dirigibilidade e contorna a barreira. Foto: Daimler AG

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O freio ABS é um quarentão. O sistema que impede o travamento de rodas durante a frenagem foi apresentado pela primeira vez em um evento realizado entre os dias 22 e 25 de agosto de 1978, pela Mercedes-Benz e Bosch.

Na época, as duas empresas alemãs explicaram didaticamente o princípio de funcionamento do dispositivo, batizado com as iniciais de anti-lock braking system.

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Sem ABS, manter a dirigibilidade em caso de frenagem de emergência (ocasião em que se emprega pressão total no pedal de freio) era uma tarefa muito difícil, especialmente sobre superfícies escorregadias.

ABS na teoria

Voltando ao evento daquele final de agosto longínquo, a brochura distribuída pela Mercedes relatava o seguinte: “O sistema antitravamento utiliza um computador que monitora mudanças na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade de rotação diminui muito rapidamente (como no caso de frenagem sobre piso escorregadio) e a roda corre o risco de travar, o computador automaticamente reduz a pressão hidráulica de frenagem. Assim, a roda volta a acelerar e a pressão aumenta novamente. Esse processo é repetido inúmeras vezes numa questão de segundos”.

E continuava: “Embora pareça complicado, na prática o ABS é simples. Mesmo sobre a mais escorregadia superfície, o sistema permite ao carro não apenas parar com a máxima pressão de frenagem sem travamento de rodas, mas também possibilita ao motorista manter a trajetória do veículo mesmo esterçando o volante”.


ABS na prática

No evento, além das explicações teóricas, o dispositivo foi testado na prática. Dois Mercedes andaram lado a lado sobre piso molhado, um com ABS e outro sem a novidade. Ao se aproximar de uma barreira, os dois frearam e tentaram desviar. O carro equipado com ABS obedeceu aos comandos de esterçamento do motorista e contornou os obstáculos, enquanto o modelo sem o sistema continuou na mesma trajetória apesar das rodas viradas, como pode ser visto na foto. Como resultado, o carro acertou os obstáculos.

O primeiro modelo feito em série a receber a novidade foi o Mercedes Classe S, no final do mesmo ano.

Dois anos depois, o dispositivo passou a ser oferecido como opcional em toda linha de automóveis da marca. Desde outubro de 1992, todos os automóveis da Mercedes têm ABS de série.


No Brasil, o sistema passou a ser obrigatório a partir de 2014.

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