20/01/2016 - 7 minutos de leitura.

Frota nacional é mais jovem que a dos EUA

Carros usados que circulam no Brasil têm idade média de 6,9 anos, segundo pesquisas

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As vendas de automóveis no Brasil entraram em declínio a partir de 2013, e fecharam 2015 com 2.476.904 unidades, volume quase 1 milhão abaixo do de 2014. Na tentativa de recuperar o setor, a Anfavea (associação que reúne as fabricantes) propôs ao governo um programa de renovação da frota, que inclui automóveis, caminhões, motocicletas e implementos rodoviários. Nesta e nas próximas edições, o Jornal do Carro trará um raio X dos veículos que rodam no País. Nesta primeira reportagem da série, comparamos a idade média dos “nossos” carros com a de outros países. E a conclusão é a de que, ao menos nesse quesito, não estamos mal, mesmo em relação a nações mais desenvolvidas.

Frota jovem.Sucessivas quebras de recordes de vendas deixaram como saldo uma frota mais nova do que a de Alemanha e Japão, por exemplo. Estudo da consultoria Jato do Brasil mostra que os carros que rodam aqui têm idade média de 6,9 anos. Dependendo da fonte de consulta, é possível encontrar variações nos números, mas não a ponto de alterar esse quadro.

Continua depois do anúncio

De acordo com o Sindipeças, sindicato da indústria de autopeças, a idade média da frota nacional é de 8,7 anos. Já para a empresa de consultoria IHS Automotive, que fez estudos sobre o tema, é de 8,1 anos, bem menos que a dos EUA, com 11,5 anos. Na Alemanha, os carros têm 9,4 anos (dados da Autoridade Federal de Transportes). A China tem frota mais nova porque o processo de industrialização no país é muito recente.

A explicação para o rejuvenescimento da frota nacional, em comparação com outros países, está no fato de que, de 2003 a 2012, as vendas do setor no País subiram ano após ano. A queda observada a partir de 2013 não comprometeu a renovação observada no período de “vacas gordas”.“Note que até 2005 os emplacamentos representavam menos da metade das vendas de 2012”, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios da Jato do Brasil, Milad Kalume Neto. “Isso não significa que os veículos velhos deixaram de circular, mas a entrada de novos foi bem superior.”


Contraste.O bom momento do mercado brasileiro, até 2012, contrastou com o período de queda de vendas na Europa e EUA. Enquanto a crise dos Estados Unidos em 2008 derrubou as vendas e afetou até o continente europeu, por aqui a economia estava aquecida e havia incentivos para o setor, com redução de impostos e crédito fácil, incluindo prazos longos.Os emplacamentos subiram aqui e caíram em boa parte dos países desenvolvidos. Assim, enquanto a idade dos carros baixou, nos mercados mais maduros ela subiu.

Frota mais jovem resulta em menos poluição, quebras e acidentes. Isso porque modelos modernos incorporam motores mais econômicos e menos poluentes, além de itens como freios ABS e air bags.

Modelos. Quando se analisa a idade por segmentos, há ainda mais surpresas. De acordo com o estudo da Jato, o de utilitários-esportivos pequenos e médios, inaugurado pelo Ford EcoSport, em 2002, é o que reúne os carros mais novos, com idade média de 4,36 anos.


No período de dez anos, entre 2005 e 2015, foram emplacadas no País 488.633 unidades apenas do EcoSport. Além disso, o setor de jipinhos é o que mais tem recebido atenção das marcas, com lançamentos importantes, caso de Jeep Renegade e Honda HR-V.

Já os monovolumes que circulam no País têm cerca de 5,36 anos de uso. O Honda Fit, representante do segmento, acumula 438.647 unidades vendidas desde 2005. Entre as picapes pequenas, a média etária é de 5,4 anos. A Fiat Strada é a líder, com 1.034.053 vendas no País nos últimos 11 anos.


Notícias relacionadas

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS