Galeria: Ford mostra carro de polícia nos EUA

Modelo tem motor de até 370 cv e até sistema "Modo de Perseguição"; entenda tecnologia

Por 12 de fev, 2015 · 5m de leitura.

A Ford se prepara para apresentar uma nova versão do carro de polícia mais vendido dos Estados Unidos. O Ford Police Interceptor será mostrado ao público durante o Salão de Chicago, nos Estados Unidos, a partir do dia 14 de fevereiro.

De acordo com a fabricante, o modelo foi desenvolvido com a ajuda do Conselho Consultivo de Polícia para atender as exigências extremas da atividade policial. Trata-se do único com tração nas quatro rodas de série nas suas versões utilitário e sedã. Também é o único utilitário médio a contar com a classificação de “veículo de perseguição”. Produzido pela Ford em Chicago, é vendido em mais de 80 mercados mundiais.


Na versão 2016, o Ford Police Interceptor tem novo design dianteiro e traseiro. O sistema “Modo de Vigilância”, que alerta o motorista quando alguém se aproxima por trás do veículo, fechando automaticamente a janela e travando todas as portas, é opcional.

Por sugestão dos clientes, a Ford incluiu no painel um botão de abertura da tampa do porta-malas. Ele permite que a trava fique desbloqueada por 45 segundos para os policiais acessarem a área de carga. A câmera traseira com tela de 4 polegadas no painel e visor com lavador também é de série no modelo 2016. Como opção, a câmera pode ser visualizada no espelho retrovisor.

O Ford Police Interceptor oferece as opções de motor V6 3.7 de 308 cv, ou V6 3.5 EcoBoost de 370 cv, ambos com tração integral. A transmissão é de seis velocidades com um “Modo de Perseguição”, projetado para uso da polícia. Ela muda automaticamente da operação normal econômica para o “Modo de Perseguição” quando detecta situações de condução agressiva, com base na aceleração lateral, desaceleração e uso do freio. O software também é ajustado para manobra “J” de ré – quando o veículo gira 180 graus e continua na mesma direção.


Carroceria reforçada com aço boro, sistemas especiais de refrigeração e freios para uso extremo e rodas de aço de 18 polegadas com alta ventilação são outras características do modelo, que vem equipado com blindagem nível III nas portas do motorista e passageiro, sistema de conectividade SYNC com comando de voz, sistema de alerta de pontos cegos e tráfego cruzado com radar, sensor de ré e 25 diferentes padrões de luzes.