Crédito: JD Diorio/Estadão

Gastronomia da Serra

Galeto a moda gaúcha, foundues, racletes e café colonial são atrações das mesas de Canela, Gramado e Bento Gonçalves

Por Igor Macário 05 de jun, 2017 · 3m de leitura.

Quando se pensa na culinária gaúcha, é comum vir à mente imagens de churrascos ou os típicos fondues das regiões serranas. No entanto, quem visitar cidades como Gramado e Canela terá à disposição um prato bem conhecido no sudeste, o galeto de frango. O toque especial gaúcho está na maneira como ele é servido.

Em vez de um galeto inteiro na mesa, é comum que o prato seja servido já cortado, acompanhado de vários outros itens, como saladas, molhos e massas, como uma deliciosa sopa de capeletti recheados com abóbora.

Nos principais restaurantes das duas cidades, a média de preço é de R$ 60 por pessoa. Por esse valor, o cliente pode escolher que acompanhamentos prefere e repetir o quanto quiser.


Os fondues e racletes, no entanto, são o carro-chefe de boa parte dos restaurantes da cidade. Já na pequena Nova Petrópolis, no caminho entre Gramado e Bento Gonçalves, uma das maiores tradições gaúchas mostra suas melhores formas, o café colonial.

Crédito: JF Diorio/Estadão
Crédito: JF Diorio/Estadão

A R$ 55 por pessoa, o café nem de perto é apenas o que o nome sugere. É servida uma infinidade de pães, bolos, doces, salgados, salsichas, manteigas e geléias diferentes, que ocupam uma mesa grande. Além da enorme variedade, qualquer item pode ser reposto a pedido do cliente. O café é servido em vários pontos da cidade, todos com a mesma fartura e preço semelhante.


Em Bento Gonçalves, a melhor pedida é fugir do centro da cidade e se enveredar pela estrada para a localidade de São Pedro, onde está a Casa Vanni. A atração do restaurante é o saboroso filé Wellington, com massa folhada com tempero criado pela chef, Jerusa Vanni.

Crédito: JF Diorio/Estadão
Crédito: JF Diorio/Estadão