A CMA, arquitetura comum entre Geely e Volvo, não apenas resolve a dependência da marca sueca em relação à Ford, que empresta a plataforma C ao V40 e ao S60, mas abre caminho para que a marca sueca se estabeleça, ao lado da Geely, com produção local em novos mercados. O Brasil é um deles.
“Não quero criar nenhuma expectativa, mas esse raciocínio está mais do que correto. Tecnicamente, é possível que uma fábrica com produtos CMA da Geely faça também os derivados da Volvo”, diz o conselheiro sênior e diretor da Geely, Carl-Peter Forster.
“Teremos, depois de muitos anos, uma plataforma que não nos impõe compromissos, concebida para nossos futuros produtos”, afirma Helena Bergström Pilo, vice-presidente de engenharia de carroceria e equipamentos da Volvo.
O presidente da Geely, An Conghui (foto), também não deixou dúvidas quanto à necessidade de a empresa ter uma fábrica no Brasil. “Estamos atentos ao que cada mercado nos impõe e estaremos presentes de modo competitivo nos mais importantes. O Brasil é um deles”, diz o executivo. Depois da implantação do programa Inovar-Auto, só será competitivo no mercado brasileiro quem tiver fábrica aqui.
Lego. Por ser modular, a CMA permite que modelos da Volvo e da Geely tenham características bastante distintas. Basta incluir ou retirar módulos. Por exemplo: algum reforço estrutural exigido pelos padrões da Volvo, que não fizesse falta em um modelo da Geely.
Presidente da filial da Geely no Brasil, Ivan Fonseca já havia adiantado ao Jornal do Carro que a empresa pretende dar passos pequenos durante seu processo de introdução no País. Isso significa começar as vendas com 15 concessionárias em novembro deste ano. Nessa rede será vendido o EC7. Por ora produzido no Uruguai, o sedã médio terá preço inicial em torno dos R$ 50 mil.
A estratégia de ir devagar casa bem com o tempo esperado para o surgimento do primeiro produto com a nova arquitetura: por volta de 2017. Quando estiver suficientemente confiante, a Geely poderá anunciar uma fábrica no Brasil, cuja construção levaria, em média, dois anos para ser concluída. Na bagagem, viria também uma certa marca sueca de carros de luxo.