Gustavo Henrique Ruffo
A estreia da Geely no País foi adiada de agosto para novembro, mas os preços dos modelos chineses já estão definidos, segundo informações de fontes. O sedã EC7, o primeiro a ser vendido por aqui, será tabelado a R$ 49.990. O hatch GC2, que virá em 2014, custará R$ 29.990.
O presidente da empresa, Ivan Fonseca, ainda faz mistério sobre os preços. “O câmbio está meio difícil, mas o GC2 deverá custar menos de R$ 30 mil e o EC7, abaixo de R$ 55 mil.”
Segundo o executivo, o atraso no início da operação se deve a entraves burocráticos que a empresa enfrentou no Uruguai, país onde os dois veículos da Geely serão produzidos.
“Ter uma fábrica no Brasil não está fora dos planos, mas queremos começar com os pés no chão”, afirma Fonseca. De acordo com ele, a capacidade da planta uruguaia é pequena, de 20 mil unidades. “Teremos 15 concessionárias logo de início e chegaremos a 20 em dezembro. O plano é ter 50 em 2014.”
O EC7 chegará ao Brasil com boas credenciais para encarar a concorrência. Avaliado em 2011 pelo EuroNCAP – responsável pelos crash test na Europa -, o sedã conseguiu quatro estrelas de cinco possíveis. O nível de proteção a adultos é de 75% e a crianças, de 80%.
Em um primeiro contato com o modelo na semana passada, durante a ExpoFenabrave, na capital, conferimos seu interior. o EC7 tem 4,64 metros de comprimento e 2,65 metros de distância entre os eixos, dimensões similares às de modelos como os argentinos Renault Fluence e Peugeot 408.
A fabricante chinesa informa 680 litros de capacidade no porta-malas. O acabamento causou boa impressão, exceto por um plástico mal encaixado perto do batente da porta.
A lista de itens de série – ampla, como é de praxe em modelos chineses – inclui ar-condicionado digital, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção hidráulica, toca-CDs com MP3 e entrada USB, sensor de estacionamento traseiro, trio elétrico, freios ABS e air bags dianteiros.
O motor JLY-4G18, um1.8 de 138 cv e 17,5 mkgf, será acompanhado por câmbio manual de cinco velocidades. Há planos de oferecer aqui a caixa automática, também de cinco marchas.
GC2. A exemplo do sedã, o hatch compacto virá bem equipado. O modelo será diferente do exposto na capital, com vidros que abaixam, em vez de basculantes nas portas traseiras. “Será um urbano de luxo”, disse Fonseca.