Presente nos carros da GM no Brasil há uma década, o sistema OnStar – que oferece serviços por assinatura de conectividade e segurança – passará a utilizar a tecnologia 5G. De acordo com a marca, a velocidade de internet poderá ficar até 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local.
O OnStar conecta o carro à internet e a uma variedade de serviços. Há Wi-Fi, multimídia com sistema operacional Google built-in, aplicativos e assistente virtual nativo, além de atualizações remotas e recursos exclusivos de emergência e proteção patrimonial.
Com o 5G, o sistema poderá receber um fluxo de dados superior e respostas mais rápidas quando comparado ao padrão 4G. Isso permitirá que os usuários tenham vantagens como download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição, navegação online com gráficos animados de melhor resolução e mais comandos remotos do veículo via aplicativo, por exemplo.
O novo Chevrolet Equinox, que chega ao mercado brasileiro em dezembro, será o primeiro carro da montadora a receber a tecnologia. Aliás, para divulgar a novidade, a GM revelou a primeira foto do painel da nova geração do SUV. Produzido no México, o modelo deverá receber motor 1.5 turbo a gasolina que entrega 175 cv. Pode ter opção de tração dianteira aliado a um CVT, ou integral com câmbio automático de oito marchas.
Assim, a conectividade 5G será incorporada aos demais modelos da linha da marca gradativamente. “A difusão da tecnologia 5G representará o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil”, afirma Jaime Gil, diretor de serviços conectados da GM América do Sul.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!