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GM chinesa lança jipe elétrico barato com preço de R$ 57 mil
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GM chinesa lança jipe elétrico barato com preço de R$ 57 mil

Novo jipe elétrico da GM-SAIC lançado na China é menor que o Renault Kwid e conta com motor elétrico de 68 cv e 300 km de autonomia

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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GM
Jipe elétrico tem tração traseira e alcança 100 km/h de velocidade máxima
Crédito:Divulgação/GM

A General Motors, por meio da joint venture com a SAIC-Wuling, lança na China um jipinho elétrico barato. O Baojun Yep tem visual quadrado que remete ao do Suzuki Jimny Sierra, à venda no Brasil com motor a gasolina e preço de SUV médio, como o Jeep Compass. Mas, de volta ao carro da GM-SAIC, a proposta é outra. Não há 4×4 como no Suzuki e a pegada é urbana. E o que chama a atenção é o preço de 79.800 yuans. Ou seja, o equivalente a R$ 57 mil na conversão direta.

Com uma proposta não tão aventureira, o subcompacto conta com um motor elétrico instalado na traseira que oferece 68 cv de potência e 14,2 mkgf de torque. De acordo com a marca, com esse conjunto, o Yep tem velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, a tração é traseira e a autonomia chega a 300 km, conforme o padrão chinês de medição.

jipe elétrico GM-SAIC
Divulgação/GM

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Jipe da GM é menor que o Kwid

Um dos grandes destaques do jipinho é o desenho. Na dianteira, traz faróis Full-LEDs e quatro luzes de uso diurno sob a grade preta. A traseira, por sua vez, traz uma tampa com abertura lateral. Uma das peculiaridades do modelo é que a tampa do porta-malas conta com uma tela redonda que lembra um relógio. Chamada pela montadora de Car-watch, o equipamento serve para mostrar imagens ou mensagens para outros motoristas.

Em relação às dimensões, o Baojun Yep tem 3,38 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,72 m de altura. Além disso, a distância entre os eixos é de 2,11 m. Portanto, o carrinho é 30 cm mais curto do que o Kwid, por exemplo, tanto no comprimento quanto na distância entre os eixos.

Divulgação/GM

Os bancos traseiros podem ser rebatidos e oferecem 715 litros de espaço para bagagem. Mas não é só. Sob o capô, há mais um espaço climatizado que oferece mais 35 litros, permitindo que o condutor leve bebidas, por exemplo. Além disso, há um opcional com racks de teto que transportam até 30 kg.



Tela dupla na cabine

No interior, o grande foco é a tela dupla de 10,25 polegadas. De acordo com a GM-SAIC, metade funciona como central multimídia e a outra como painel de instrumentos 100% digital. O sistema operacional é o KiOS, que oferece diversos recursos de condução semiautônoma do sistema ADAS. Além disso, há câmeras 360 graus.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.