
O Camaro não é o único cinquentão da Chevrolet. Embora o esportivo tenha monopolizado as atenções, há outro modelo da marca que também está completando 50 anos.
Trata-se da Eletrovan. O protótipo apresentado à imprensa em outubro de 1966, durante a Conferência do Progresso da Energia, nos Estados Unidos, é, segundo a Chevrolet, o primeiro veículo movido a célula de combustível a hidrogênio do mundo.
A experiência inédita pegava carona na tecnologia espacial. A Nasa vinha trabalhando nesse tipo de propulsão para tentar pousar na Lua com segurança. E a indústria automobilística começou a seguir os passos – só que em terra.
Para deixar a Eletrovan pronta a tempo da apresentação oficial, no início de 1966 a Chevrolet montou uma equipe de mais de 200 pessoas trabalhando em três turnos no projeto de células de combustível.
O resultado foi um carro que, apesar das grandes dimensões, tinha apenas dois lugares, na frente. Todo o resto era ocupado pelo sistema de geração de eletricidade a partir da reação química entre ar e hidrogênio.
De lá para cá, a montadora afirma que já acumulou mas de 5 milhões de quilômetros rodados com veículos movidos a células de combustível.
Mesmo assim, até hoje a empresa não lançou nenhum modelo no mercado. O Chevrolet Colorado ZH2, exclusivo do Exército norte-americano, deverá ser o primeiro veículo de célula de combustível a usar o logo GM Hydrotec.
A Eletrovan ficou armazenada na cidade de Pontiac, no estado de Michigan, por 31 anos. A partir de 2001, ela passou a ser utilizada em apresentações e emprestada a museus. Quando está “em casa”, o protótipo fica no GM Heritage Center, em Pontiac.
As japonesas Toyota (com o Mirai) e Honda (Clarity) saíram na frente na corrida dos carros a célula de combustível. Os dois modelos já estão à venda no Japão.