Você está lendo...
GM confirma novos carros elétricos no Brasil: Bolt SUV, Blazer e Equinox
Mercado

GM confirma novos carros elétricos no Brasil: Bolt SUV, Blazer e Equinox

Primeiro a chegar será o Chevrolet Bolt EUV, em 2023; Blazer e Equinox elétricos virão a partir de 2024; GM considera até picape Hummer

Diogo de Oliveira

15 de jun, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

GM Chevrolet Blazer EV
Confirmado para o Brasil, novo Chevrolet Blazer EV está em desenvolvimento e tem estreia prevista para 2025
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A General Motors anunciou uma grande ofensiva de carros elétricos no Brasil a partir de 2023. A montadora vai lançar no País três SUVs alimentos por baterias. O primeiro deles será o Bolt EUV, crossover derivado do novo Chevrolet Bolt. Ele virá no ano que vem, quem sabe ainda no primeiro semestre. Tudo dependerá da disponibilidade de chips. Isso porque GM é uma das fabricantes que mais sofre com a atual escassez de semicondutores.

Além do SUV do Bolt, a GM confirmou que vai vender os novos Equinox EV e Blazer EV no Brasil. Contudo, não deu previsão de estreia, já que ambos estão em fase final de desenvolvimento. Nos Estados Unidos, o Equinox elétrico deve estrear primeiro, já no ano que vem – com vendas em 2024, bem como com preço abaixo do Bolt. Assim, será o Chevrolet elétrico de entrada, o que deverá acontecer por aqui. O Blazer elétrico virá na sequência.

GM Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Publicidade


Novo Bolt a caminho

Embora esteja com a agenda recheada de lançamentos, a GM ainda não entregou o primeiro lote do novo Chevrolet Bolt – esgotado em pré-venda em setembro de 2021. Mas a montadora aproveitou o anúncio para confirmar que o novo Bolt está a caminho e “será disponibilizado em breve no País”. O hatch foi o primeiro carro elétrico da marca da gravata dourada por aqui. Ele chegou em 2019 e, logo depois, foi o elétrico mais vendido em 2020.

O Bolt já tem mais de cem mil unidades comercializadas no mundo. O hatch elétrico é equipado com um motor de 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque, e traz um pacote de baterias com 66 kWh de capacidade. Com este conjunto, acelera de zero a 100 km/h em cerca de 7 segundos e tem autonomia para 416 km com a carga completa. Pois o Bolt EUV, versão crossover, utiliza o mesmo conjunto elétrico com tração dianteira.

GM Silverado
Divulgação/GM

Silverado EV, Hummer EV e mais

Segundo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, a montadora quer liderar o processo de eletrificação na região. Para tanto, planeja trazer a ampla gama de veículos elétricos, que vão desde hatch e crossover, a SUVs maiores, picapes e até modelos comerciais, como vans. Entre os candidatos, estão a futura Silverado EV e o novo Hummer EV. Todos os modelos usam a plataforma de elétricos da GM com as baterias Ultium de fabricação própria.



GM Chevrolet Equinox EV
Chevrolet/Divulgação

Como é o Equinox elétrico

Em março deste ano, a GM divulgou um vídeo do Chevrolet Equinox EV, seu próximo grande lançamento na gama de carros elétricos. No teaser, o crossover mostra mais a carroceria, em especial a assinatura de luzes nos faróis e lanternas, que terão LEDs dinâmicos e estilo moderno. O utilitário estreia no 2º semestre de 2023 e virá ao Brasil em 2024.


Na gama, o Equinox EV será o carro elétrico de entrada da marca. Ele será posicionado abaixo do Chevrolet Bolt, que ainda não desembarcou renovado no Brasil por causa da falta de chips. Aqui, foi anunciado em esquema de pré-venda com preço sugerido de R$ 317 mil. Entretanto, há uma semana a GM baixou os preços do hatch nos EUA, e o Bolt passou a ser o carro elétrico mais barato por lá. Fica a expectativa dessa redução aqui.

Embora seja cedo para falar em preços, a GM já bateu o martelo e confirmou que o novo Equinox EV virá acessível. Para tanto, custará a partir de cerca de US$ 30 mil, o equivalente a R$ 153 mil na conversão direta e sem taxas. Por ora, não há números de potência e tampouco a autonomia que terá o SUV com as baterias cheias. Já o interior terá uma tela ao centro do painel integrada à outra tela fixada atrás do volante – tal como o painel do Tracker RS.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião