A GM informou que financiará a fabricante norte-americana Bright Automotive e fornecerá tecnologia em troca de participação acionária na empresa, que está desenvolvendo uma picape elétrica de autonomia estendida. O valor do negócio não foi revelado.
A Bright Automotive, fundada em 2008 no estado de Indiana, colaborou com multinacionais como Alcoa, Google, Turner Foundation e Johnson Controls para desenvolver a Idea, caminhonete elétrica voltada para atender frotas de grandes empresas e entidades públicas.
O veículo, batizado de Idea, roda as primeiras 40 milhas (64 km) movida por um motor elétrico que utiliza a energia elétrica armazenada em baterias. Quando estas se descarregam, a picape passa a utilizar um motor a gasolina.
O objetivo é que a picape possa percorrer 100 milhas (cerca de 160 km) com um galão de gasolina (3,8 litros). Isso dá 100 quilômetros com 2,4 litros de gasolina.
Segundo cálculos da companhia, uma empresa com frota de 250 picapes poderá economizar mais de US$ 500 mil por ano com combustível.