Depois do alarde da chegada do novo Onix e o Onix Plus ao mercado, a GM fez também a abertura oficial da nova fábrica em Joinville (SC). Ela é a responsável por produzir o motor 1.0 que equipará todas as versões de sedã e hatch da nova geração.
A empresa investiu R$ 1,9 bilhão para criar uma nova área dentro do terreno da fábrica, instalação de novos robôs e tecnologias da indústria 4.0. O novo motor 1.0 três cilindros do Novo Onix e Onix Plus tem a versão 1.0 aspirada de até 82 cv e 10,6 mkgf e a turbo que rende até 116 cv a 5.500 rpm e 16,8 mkgf a 2.000 rpm.
Este novo motor 1.0 turbo também estará equipando, a partir de 2020, a nova geração do Tracker – que será produzida em São Caetano do Sul (SP). Em Joinville também deve ser produzido o novo propulsor 1.2 turbo, que estará nas versões de topo do Tracker.
Os antigos motores 1.0 e 1.4 quatro cilindros, que equipavam a família Onix agora serão produzidos unicamente na fábrica de São José dos Campos (SP). Isso porque a antiga geração, agora batizada de Onix Joy e Joy Plus continua a ser oferecida como uma opção de entrada.
1/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
2/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
3/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
4/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
5/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
6/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
7/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
8/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
9/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
10/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
11/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
12/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
13/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
14/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
15/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
16/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
17/17
Premier é versão de topo também no hatch
Hatch terá versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv ou o turbo de 116 cv
Fábrica é 4 vezes maior para atender Novo Onix
A nova área de produção tem 46.800 m², ou o equivalente a nove campos de futebol. A antiga tinha 14.000 m², totalizando 60.800 m². A capacidade produtiva subiu de 174 mil unidades ano para 410 mil motores. Segundo a GM, foram instalados 627 novos equipamentos e 90 robôs.