TIÃO OLIVEIRA
A General Motors vai paralisar a produção da fábrica de Gravataí (RS), onde são feitos os compactos Celta e Prisma, no sábado, dia 27 de agosto. Segundo informações da empresa, trata-se de um ajuste em dias de turnos extras de trabalho.
O objetivo da companhia, que também concederá férias coletivas aos 300 funcionários da planta de São José dos Campos (SP), é ajustar o ritmo de produção à demanda. É possível que a GM deixe de convocar os trabalhadores de Gravataí também em um sábado de setembro. “Isso vai depender de uma análise que será feita nos próximos dias”, disse um porta-voz da montadora.
A decisão da cúpula da GM é baseada nos resultados de vendas dos últimos dias. “Não dá para dizer que este fim de semana foi péssimo, mas percebemos que houve uma retração no número de negócios” afirma o gerente Nacional de Vendas da Citroën, Rodrigo Hernandez.
Os dados são contraditórios. Segundo a Fenabrave, na primeira quinzena de agosto foram vendidas pouco mais de 149 mil unidades, incluindo autos, comerciais leves, ônibus e caminhões. Em comparação com igual período de julho, a queda é de 3,1%. Já ante a primeira quinzena de agosto de 2010, houve alta de 5,8%.
Para Hernandez, a retração é reflexo de ações do governo para reduzir o consumo e das notícias sobre a economia mundial. “Trata-se mais de uma sensação de insegurança do que de crise.”