A General Motors guarda em Detroit, nos Estados Unidos, cerca de 500 raridades feitas pelas várias que fazem (ou fizeram) parte do grupo. Elas são parte do acervo do Heritage Center, onde os carros vão sendo trocados praticamente todos os dias – entre 140 e 150 ficam expostos.Mas o Heritage Center, que fica em Sterling Heights, nos arredores de Detroit, não é aberto ao público em geral. As visitas são restritas a pequenos grupos, como de jornalistas e estudantes. Crianças, por exemplo, são vetadas, por causa do risco de danificar as raridades, que podem ser fotografadas, mas não tocadas.
Confira alguns dos destaques do acervo, que inclui modelos da Chevrolet, Cadillac e Buick, entre outras.
1/36
O carro preto da foto é uma réplica de um dos três únicos Runabout produzidos. É fiel ao primeiro modelo feito em 1902 pela empresa criada pelo francês Antoine de la Mothe Cadillac. O outro (vermelho) é um Cadillac Model A Runabout, de 1903
O carro preto da foto é uma réplica de um dos únicos três únicos Runabout produzidos (dois exclusivamente para a 3ª edição do Salão de Nova York), é fiel ao primeiro modelo feito em 1902 pela empresa criada pelo francês Antoine de la Mothe Cadillac. Seu motor tinha 6,5 cv e o preço sugerido partia de US$ 750. O outro (vermelho) é um Cadillac Model A Runabout, de 1903. Trata-se do primeiro carro feito em série pela marca. Tinha capacidade para levar duas ou quatro pessoas, motor monocilíndrico de 10 cv e podia alcançar cerca de 50 km/h, velocidade impressionante para um modelo "de rua" à época. Partia de US$ 750 e esta unidade, que tem cerca de 75% de componentes originais, funciona perfeitamente
2/36
Os fãs do filme “Agarre-me se Puderes”, de 1977, certamente reconhecerão este Pontiac Trans Am, do mesmo ano – nas telas o carro era guiado por Burt Reynolds. O modelo tem motor V8 de 403 polegadas e 185 cv
Os fãs do filme “Agarre-me se Puderes”, de 1977, certamente reconhecerão este Pontiac Trans Am, do mesmo ano – nas telas o carro era guiado por Burt Reynolds. O modelo, como motor V8 de 403 polegadas e 185 cv, se destaca pela pintura preta com detalhes dourados, cor que também está nas belas rodas de liga leve e no desenho da águia no capô. Foram feitas 68.745 da versão, cujo preço partia de US$ 5.456
3/36
De 1954, o Firebird Experimental I foi o primeiro carro movido a turbina, solução que o centro de pesquisa da GM começou a estudar em 1930
De 1954, o Firebird Experimental I foi o primeiro carro movido a turbina, solução que o centro de pesquisa da GM começou a estudar em 1930. Sua carroceria, com linhas inspiradas em jatos, foi desenvolvida em conjunto com o MIT e pensada para oferecer o melhor coeficiente aerodinâmico. Como não havia volante, um jornal da época publicou foto do carro a seguinte legenda: “Veja, mãe, sem as mãos”
4/36
De 2011, o conceito Cadillac Ciel (palavra francesa que significa céu) tem propulsão híbrida e foi mostrado em Pebble Beach, na Califórnia. Seu motor a gasolina é um 3.6 V6 com dois turbos e injeção direta que gera 425 cv
De 2011, o conceito Cadillac Ciel (palavra francesa que significa céu) tem propulsão híbrida e foi mostrado em Pebble Beach, na Califórnia. Seu motor a gasolina é um 3.6 V6 com dois turbos e injeção direta que gera 425 cv. O conversível de quatro lugares tem portas traseiras do tipo suicida..
5/36
Em 1967 surgiu o Pontiac GTO, que estreou o motor V8 de 336 cv. Seu câmbio automático de três marchas era uma evolução do anterior, de duas velocidades. Entre os itens de conforto havia até ar-condicionado
Em 1967 surgiu o Pontiac GTO, que estreou o motor V8 de 336 cv. Seu câmbio automático de três marchas era uma evolução do anterior, de duas velocidades. Entre os itens de conforto havia até ar-condicionado. No ano do lançamento foram vendidas 65.176 unidades do cupê
6/36
Na foto, uma belíssima sequência de Corvettes, de vários anos e versões diferentes
Na foto, uma belíssima sequência de Corvettes, de vários anos e versões diferentes
7/36
Feito em 1966, o conceito elétrico Electrovar II tinha baterias de prata e zinco três vezes mais leves que as similares convencionais
Feito em 1966, o conceito elétrico Electrovar II tinha baterias de prata e zinco três vezes mais leves que as similares convencionais. O protótipo nunca chegou à linha de produção em série por causa da baixa autonomia, que obrigava constantes paradas para recarregar as baterias
8/36
O Cadillac 355C V8 (preto), de 1933, ano da grande depressão nos EUA, teve menos de 4 mil unidades produzidas. Com preço sugerido de US$ 2.995, tinha motor V8 de 105 cv e chegava facilmente aos 100 km/h
O Cadillac 355C V8 (preto), de 1933, ano da grande depressão nos EUA, teve menos de 4 mil unidades produzidas. Com preço sugerido de US$ 2.995, tinha motor V8 de 105 cv e chegava facilmente aos 100 km/h. Este belo exemplar foi doado ao Heritage Center por um colecionador de veículos antigos de Ohio
9/36
Chevrolet Impala 1966. Havia versões cupê e conversível, motores de 6 cilindros em linha e V8, de 390 cv. A versão Super Sport partia de US$ 3.630 e respondeu por 119.300 unidades dos 2.215.979 Chevrolet vendidos em 1966
Chevrolet Impala 1966. Havia versões cupê e conversível, motores de 6 cilindros em linha e V8, de 390 cv. A versão Super Sport partia de US$ 3.630 e respondeu por 119.300 unidades dos 2.215.979 Chevrolet vendidos em 1966
10/36
De 1959, este FC Special Sedan, da Holden, marca australiana da GM, tinha cinco Versões. Com motor de seis cilindros em linha de 83 cv e câmbio manual de três marchas, teve 191.724 unidades produzidas de maio de 1958 a dezembro de 1959
De 1959, este FC Special Sedan, da Holden, marca australiana da GM, tinha cinco Versões. Com motor de seis cilindros em linha de 83 cv e câmbio manual de três marchas, teve 191.724 unidades produzidas de maio de 1958 a dezembro de 1959
11/36
Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão
Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão. O carro da foto está equipado com motor V8 de 425 cv do Corvette 1969
12/36
O Skylark foi lançado em 1953 como parte das comemorações dos 50 anos da Buick. Baseado no chassi do Roadmaster, modelo de luxo da marca, o carro chamava a atenção pelas belas rodas cromadas, tinha motor V8 de 188 cv e partia de US$ 4.596
O Skylark foi lançado em 1953 como parte das comemorações dos 50 anos da Buick. Baseado no chassi do Roadmaster, modelo de luxo da marca, o carro chamava a atenção pelas belas rodas cromadas, tinha motor V8 de 188 cv e partia de US$ 4.596. Como teve apenas 1.640 unidades produzidas, é raro e se transformou em um dos modelos mais apreciados por colecionadores de carros antigos.
16 - Lançada em 1961, a Corvair Station Wagon é um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet. Tinha motor traseiro feito de alumínio, boxer de seis cilindros e 80 cv, suspensão independente, carroceria de duas ou quatro portas - o carro da foto é da versão Deluxe 700 Lakewood. Partia de US$ 2.330 e teve 216.318 unidades vendidas no ano de lançamento
13/36
De 1903, o Oldsmobile Curved Dash Runabolt tinha motor de um cilindro (na horizontal) e 4 cv de potência
De 1903, o Oldsmobile Curved Dash Runabolt tinha motor de um cilindro (na horizontal) e 4 cv de potência
14/36
Este belo conversível de 1931, é da primeira geração do V16, que recebeu esse nome em alusão à configuração de seu enorme motor de 452 polegadas e 165 cv
Este belo conversível de 1931, é da primeira geração do V16, que recebeu esse nome em alusão à configuração de seu enorme motor de 452 polegadas e 165 cv e transformou no modelo preferido de personalidades, como a atriz Marlene Dietrich. Este Phaeton, versão que teve apenas 86 unidades produzidas, foi doado por sua única dona à Cadillac, em 1976, após ela pedir que seu "bebê" deveria ser tratado com cuidado
15/36
Lançada em 1961, a Corvair Station Wagon é um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet. Tinha motor traseiro feito de alumínio, boxer de seis cilindros e 80 cv, suspensão independente, carroceria de duas ou quatro portas
Lançada em 1961, a Corvair Station Wagon é um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet. Tinha motor traseiro feito de alumínio, boxer de seis cilindros e 80 cv, suspensão independente, carroceria de duas ou quatro portas - o carro da foto é da versão Deluxe 700 Lakewood. Partia de US$ 2.330 e teve 216.318 unidades vendidas no ano de lançamento
16/36
O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis
O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis. O modelo “fechado” com o pacote especial partia de US$ 3.604
17/36
A picape Chevrolet 3100 Series, de 1956, fez era uma opção de transporte menor que os caminhões feitos até então. Com motor V8 de 162 cv, partia de US$ 1.670 e fez grande sucesso entre os fazendeiros dos EUA
A picape Chevrolet 3100 Series, de 1956, fez era uma opção de transporte menor que os caminhões feitos até então. Com motor V8 de 162 cv, partia de US$ 1.670 e fez grande sucesso entre os fazendeiros dos EUA
18/36
Esta Chevrolet El Camino é de 1959, ano de lançamento da picape. Havia 13 opções de cores sólidas e 10 combinações diferentes de tons para a carroceria. Com motor V8 de 185 cv, partia de US$ 2.352 e somou 306.237 unidades vendidas naquele ano
Esta Chevrolet El Camino é de 1959, ano de lançamento da picape. Havia 13 opções de cores sólidas e 10 combinações diferentes de tons para a carroceria. Com motor V8 de 185 cv, partia de US$ 2.352 e somou 306.237 unidades vendidas naquele ano
19/36
De 1951, o Buick Le Sabre Comcept tinha linhas inspiradas no jato F-86 Sabre e carroceria feita de materiais leves, como magnésio e alumínio. Seu motor V8 era alimentado por gasolina e, adicionalmente, havia um outro tanque para álcool combustível
De 1951, o Buick Le Sabre Comcept tinha linhas inspiradas no jato F-86 Sabre e carroceria feita de materiais leves, como magnésio e alumínio. Seu motor V8 era alimentado por gasolina e, adicionalmente, havia um outro tanque para álcool combustível
20/36
Dois belos utilitários do acervo, o caminhão GMC AFR-522, de 1945, e a van GMC Canopy Express, de 1951. Essa linha de caminhões foi produzida de 1937 a 1946
Dois belos utilitários do acervo, o caminhão GMC AFR-522, de 1945, e a van GMC Canopy Express, de 1951. Essa linha de caminhões foi produzida de 1937 a 1946. O da foto tem motor de seis cilindros e 92 cv e capacidade para rebocar três toneladas O utilitário é uma das 24 opções disponíveis para a linha à época. Tinha capacidade para levar œ tonelada de carga, motor de seis cilindros em linha de 100 cv e preço a partir de US$ 1.560
21/36
O Chevrolet Series D Chummy, de 1918 (verde), foi um dos primeiros carros da marca a ter motor V8 (40 cv) com comando de válvulas no cabeçote. Havia também versão roadster e, no total, foram feitas 2.199 unidades naquele ano
O Chevrolet Series D Chummy, de 1918 (verde), foi um dos primeiros carros da marca a ter motor V8 (40 cv) com comando de válvulas no cabeçote. Havia também versão roadster e, no total, foram feitas 2.199 unidades naquele ano - o preço partia de US$ 1.550
22/36
Produzida em São Caetano do Sul, esta Chevrolet Brasil de 1960 percorreu rodando os mais de 16 mil km que separam São Paulo de Michigan e foi doada ao Heritage Center em 1985, ano em que a marca celebrou seu 80º aniversário
Produzida em São Caetano do Sul, esta Chevrolet Brasil de 1960 percorreu rodando os mais de 16 mil km que separam São Paulo de Michigan e foi doada ao Heritage Center em 1985, ano em que a marca celebrou seu 80º aniversário
23/36
O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis
O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis. O modelo “fechado” com o pacote especial partia de US$ 3.604
24/36
De 1970, o Oldsmobile Cutlass 442 era considerado o esportivo definitivo em sua época
De 1970, o Oldsmobile Cutlass 442 era considerado o esportivo definitivo em sua época. Representante de um grupo de carros conhecido como “W Machines”, tinha motor 455 V8, câmbio automático e várias peças feitas de materiais leves, como fibra de vidro e alumínio. Das 1.542 unidades do Cutlass feitas naquele ano, 442 vinham com o pacote W30 e tinham tabela de US$ 3.745
25/36
A perua Buick SportWagon 400, lançada em 1967, pode levar nove pessoas e tinha, entre os itens de série, cintos de segurança na frente e atrás, interior acarpetado e luzes de cortesia nas portas.Com V8 de 220 cv, teve apenas 4.559 unidades feitas
A perua Buick SportWagon 400, lançada em 1967, pode levar nove pessoas e tinha, entre os itens de série, cintos de segurança na frente e atrás, interior acarpetado e luzes de cortesia nas portas.Com motor V8 de 220 cv, teve apenas 4.559 unidades produzidas no ano de seu lançamento e partia de US$ 3.340
26/36
O interior do Olds Cutlass 442
O interior do Olds Cutlass 442
27/36
O Astro III Experimental é de 1969. Com assentos para duas pessoas, tem três rodas (uma na dianteira) e foi idealizado para um futuro no qual as rodovias seriam congestionadas – por isso a carroceria é estreita
O Astro III Experimental é de 1969. Com assentos para duas pessoas, tem três rodas (uma na dianteira) e foi idealizado para um futuro no qual as rodovias seriam congestionadas – por isso a carroceria é estreita. Além de ser movido por turbina, o carro já trazia na traseira que projetava imagens em uma tela de TV no painel
28/36
Oldsmobile Tornado, de 1966, foi o primeiro modelo da marca com tração dianteira desde o Cord, de 1930. Eleito o “Carro do Ano”, tinha motor V8 de 385 cv, câmbio hidramático, acabamento acarpetado, freios e direção com assistência elétricos de série
Oldsmobile Tornado, de 1966, foi o primeiro modelo da marca com tração dianteira desde o Cord, de 1930. Eleito o “Carro do Ano”, tinha motor V8 de 385 cv, câmbio hidramático, acabamento acarpetado, freios e direção com assistência elétricos de série. Foram vendidas cerca de 41 mil unidades no ano de lançamento e seu preço partia de US$ 4.779
29/36
O Chevrolet Depot Hack, de 1928 (à frente na foto), tem carroceria feita de madeira e era usado para transportar hóspedes de das estações de trens aos hotéis, por exemplo. Partia de US$ 700 e tinha motor de 4,2 cv
O Chevrolet Depot Hack, de 1928 (à frente na foto), tem carroceria feita de madeira e era usado para transportar hóspedes de das estações de trens aos hotéis, por exemplo. Partia de US$ 700 e tinha motor de 4,2 cv. Atrás dele está um Chevrolet Eagle de 1933, modelo que combinava acabamento de luxo com vocação para transporte de carga. Com capacidade para transportar 1/2 tonelada, tinha motor de seis cilindros e 65 cv, câmbio manual de três marchas e suspensão com feixe de molas flutuante. A tabela partia de US$ 560
30/36
Chevrolet Chevelle SS, de 1970, e Impala SS de 1966, (azul). Um dos primeiros muscle cars do mundo, o Chevelle SS tinha motores V8 de 350 a 396 polegadas
Chevrolet Chevelle SS, de 1970, e Impala SS de 1966, (azul). Um dos primeiros muscle cars do mundo, o Chevelle SS tinha motores V8 de 350 a 396 polegadas. O carro da foto recebeu um 427 do Corvette 2007 de nada menos que 505 cv. Já o Impala tinha versões com motores de seis cilindros em linha e V8, como o do carro da foto, de 390 cv
31/36
O protótipo 512 Gasoline Experimental, de 1969, tem carroceria feita de plástico e pesa pouco mais de 430 quilos. O motor é um dois-cilindros feito de alumínio, com sistema experimental de injeção de ar que gera 12 cv
O protótipo 512 Gasoline Experimental, de 1969, tem carroceria feita de plástico e pesa pouco mais de 430 quilos. O motor é um dois-cilindros feito de alumínio, com sistema experimental de injeção de ar que gera 12 cv e o câmbio é automático do tipo CVT. A velocidade máxima é de 50 km/h e a autonomia é de cerca de 450 km. O modelo-conceitual mais à direita (vermelho), do mesmo ano, foi batizado de 512 Electrical Experimental e, como o nome deixa claro, tem propulsão elétrica
32/36
Chevrolet Astro I Concept 1967: o protótipo, de linhas futuristas ainda hoje, foi a estrela da GM no Salão de Nova York daquele ano. Com carroceria feita de fibra de vidro, utiliza a base do esportivo Corvette
Chevrolet Astro I Concept 1967: o protótipo, de linhas futuristas ainda hoje, foi a estrela da GM no Salão de Nova York daquele ano. Com carroceria feita de fibra de vidro, utiliza a base do esportivo Corvette
33/36
De 1972, a primeira Chevrolet Suburban tinha entre os opcionais (por US$ 190) câmbio manual de quatro marchas. O utilitário-esportivo já trazia o conceito de duas portas apenas do lado do passageiro (uma do lado do motorista)
De 1972, a primeira Chevrolet Suburban tinha entre os opcionais (por US$ 190) câmbio manual de quatro marchas. O utilitário-esportivo já trazia o conceito de duas portas apenas do lado do passageiro (uma do lado do motorista). Logo no primeiro ano foram vendidas 845 mil unidades do modelo, que tinha motor V8 de 250 cv e partia de US$ 3.767
34/36
Diferentemente da primeira versão, de 1954, o Firebird II Experimental II, de 1956, tinha “vocação familiar”, ou seja, bancos para três passageiros além do motorista
Diferentemente da primeira versão, de 1954, o Firebird II Experimental II, de 1956, tinha “vocação familiar”, ou seja, bancos para três passageiros além do motorista
35/36
Chevrolet Corvette Coupe 1966. Com motor V8 de 427 polegadas, tinha opções de 390 ou 425 cvTeve 27.720 unidades produzidas
Chevrolet Corvette Coupe 1966. Com motor V8 de 427 polegadas, tinha opções de 390 ou 425 cvTeve 27.720 unidades produzidas
36/36
Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão. O carro da foto está equipado com motor V8 de 425 cv do Corvette 69
Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão. O carro da foto está equipado com motor V8 de 425 cv do Corvette 1969