A General Motors guarda em Detroit, nos Estados Unidos, cerca de 500 raridades feitas pelas várias que fazem (ou fizeram) parte do grupo. Elas são parte do acervo do Heritage Center, onde os carros vão sendo trocados praticamente todos os dias – entre 140 e 150 ficam expostos.Mas o Heritage Center, que fica em Sterling Heights, nos arredores de Detroit, não é aberto ao público em geral. As visitas são restritas a pequenos grupos, como de jornalistas e estudantes. Crianças, por exemplo, são vetadas, por causa do risco de danificar as raridades, que podem ser fotografadas, mas não tocadas.
Confira alguns dos destaques do acervo, que inclui modelos da Chevrolet, Cadillac e Buick, entre outras.
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O carro preto da foto é uma réplica de um dos três únicos Runabout produzidos. É fiel ao primeiro modelo feito em 1902 pela empresa criada pelo francês Antoine de la Mothe Cadillac. O outro (vermelho) é um Cadillac Model A Runabout, de 1903
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Os fãs do filme “Agarre-me se Puderes”, de 1977, certamente reconhecerão este Pontiac Trans Am, do mesmo ano – nas telas o carro era guiado por Burt Reynolds. O modelo tem motor V8 de 403 polegadas e 185 cv
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De 1954, o Firebird Experimental I foi o primeiro carro movido a turbina, solução que o centro de pesquisa da GM começou a estudar em 1930
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De 2011, o conceito Cadillac Ciel (palavra francesa que significa céu) tem propulsão híbrida e foi mostrado em Pebble Beach, na Califórnia. Seu motor a gasolina é um 3.6 V6 com dois turbos e injeção direta que gera 425 cv
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Em 1967 surgiu o Pontiac GTO, que estreou o motor V8 de 336 cv. Seu câmbio automático de três marchas era uma evolução do anterior, de duas velocidades. Entre os itens de conforto havia até ar-condicionado
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Na foto, uma belíssima sequência de Corvettes, de vários anos e versões diferentes
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Feito em 1966, o conceito elétrico Electrovar II tinha baterias de prata e zinco três vezes mais leves que as similares convencionais
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O Cadillac 355C V8 (preto), de 1933, ano da grande depressão nos EUA, teve menos de 4 mil unidades produzidas. Com preço sugerido de US$ 2.995, tinha motor V8 de 105 cv e chegava facilmente aos 100 km/h
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Chevrolet Impala 1966. Havia versões cupê e conversível, motores de 6 cilindros em linha e V8, de 390 cv. A versão Super Sport partia de US$ 3.630 e respondeu por 119.300 unidades dos 2.215.979 Chevrolet vendidos em 1966
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De 1959, este FC Special Sedan, da Holden, marca australiana da GM, tinha cinco Versões. Com motor de seis cilindros em linha de 83 cv e câmbio manual de três marchas, teve 191.724 unidades produzidas de maio de 1958 a dezembro de 1959
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Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão
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O Skylark foi lançado em 1953 como parte das comemorações dos 50 anos da Buick. Baseado no chassi do Roadmaster, modelo de luxo da marca, o carro chamava a atenção pelas belas rodas cromadas, tinha motor V8 de 188 cv e partia de US$ 4.596
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De 1903, o Oldsmobile Curved Dash Runabolt tinha motor de um cilindro (na horizontal) e 4 cv de potência
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Este belo conversível de 1931, é da primeira geração do V16, que recebeu esse nome em alusão à configuração de seu enorme motor de 452 polegadas e 165 cv
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Lançada em 1961, a Corvair Station Wagon é um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet. Tinha motor traseiro feito de alumínio, boxer de seis cilindros e 80 cv, suspensão independente, carroceria de duas ou quatro portas
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O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis
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A picape Chevrolet 3100 Series, de 1956, fez era uma opção de transporte menor que os caminhões feitos até então. Com motor V8 de 162 cv, partia de US$ 1.670 e fez grande sucesso entre os fazendeiros dos EUA
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Esta Chevrolet El Camino é de 1959, ano de lançamento da picape. Havia 13 opções de cores sólidas e 10 combinações diferentes de tons para a carroceria. Com motor V8 de 185 cv, partia de US$ 2.352 e somou 306.237 unidades vendidas naquele ano
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De 1951, o Buick Le Sabre Comcept tinha linhas inspiradas no jato F-86 Sabre e carroceria feita de materiais leves, como magnésio e alumínio. Seu motor V8 era alimentado por gasolina e, adicionalmente, havia um outro tanque para álcool combustível
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Dois belos utilitários do acervo, o caminhão GMC AFR-522, de 1945, e a van GMC Canopy Express, de 1951. Essa linha de caminhões foi produzida de 1937 a 1946
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O Chevrolet Series D Chummy, de 1918 (verde), foi um dos primeiros carros da marca a ter motor V8 (40 cv) com comando de válvulas no cabeçote. Havia também versão roadster e, no total, foram feitas 2.199 unidades naquele ano
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Produzida em São Caetano do Sul, esta Chevrolet Brasil de 1960 percorreu rodando os mais de 16 mil km que separam São Paulo de Michigan e foi doada ao Heritage Center em 1985, ano em que a marca celebrou seu 80º aniversário
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O Pontiac GTO Judge, de 1969, era uma versão ainda mais exclusiva do mítico esportivo. Com motorzão V8 de 366 cv. Foram feitas 6.724 unidades, incluindo 108 conversíveis, que se tornaram raros e altamente colecionáveis
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De 1970, o Oldsmobile Cutlass 442 era considerado o esportivo definitivo em sua época
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A perua Buick SportWagon 400, lançada em 1967, pode levar nove pessoas e tinha, entre os itens de série, cintos de segurança na frente e atrás, interior acarpetado e luzes de cortesia nas portas.Com V8 de 220 cv, teve apenas 4.559 unidades feitas
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O interior do Olds Cutlass 442
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O Astro III Experimental é de 1969. Com assentos para duas pessoas, tem três rodas (uma na dianteira) e foi idealizado para um futuro no qual as rodovias seriam congestionadas – por isso a carroceria é estreita
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Oldsmobile Tornado, de 1966, foi o primeiro modelo da marca com tração dianteira desde o Cord, de 1930. Eleito o “Carro do Ano”, tinha motor V8 de 385 cv, câmbio hidramático, acabamento acarpetado, freios e direção com assistência elétricos de série
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O Chevrolet Depot Hack, de 1928 (à frente na foto), tem carroceria feita de madeira e era usado para transportar hóspedes de das estações de trens aos hotéis, por exemplo. Partia de US$ 700 e tinha motor de 4,2 cv
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Chevrolet Chevelle SS, de 1970, e Impala SS de 1966, (azul). Um dos primeiros muscle cars do mundo, o Chevelle SS tinha motores V8 de 350 a 396 polegadas
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O protótipo 512 Gasoline Experimental, de 1969, tem carroceria feita de plástico e pesa pouco mais de 430 quilos. O motor é um dois-cilindros feito de alumínio, com sistema experimental de injeção de ar que gera 12 cv
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Chevrolet Astro I Concept 1967: o protótipo, de linhas futuristas ainda hoje, foi a estrela da GM no Salão de Nova York daquele ano. Com carroceria feita de fibra de vidro, utiliza a base do esportivo Corvette
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De 1972, a primeira Chevrolet Suburban tinha entre os opcionais (por US$ 190) câmbio manual de quatro marchas. O utilitário-esportivo já trazia o conceito de duas portas apenas do lado do passageiro (uma do lado do motorista)
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Diferentemente da primeira versão, de 1954, o Firebird II Experimental II, de 1956, tinha “vocação familiar”, ou seja, bancos para três passageiros além do motorista
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Chevrolet Corvette Coupe 1966. Com motor V8 de 427 polegadas, tinha opções de 390 ou 425 cvTeve 27.720 unidades produzidas
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Chevrolet Manta Ray Concept, de 1969, e Mako Shark Corvette Concept, de 1961 (nessa ordem) que, além das belas linhas, chama a atenção pela cor da carroceria, que lembra um tubarão. O carro da foto está equipado com motor V8 de 425 cv do Corvette 69
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