Michel Escanhola
Ipojuca (PE) – Ronaldo Znidarsis é um daqueles exemplos clássicos de crescimento dentro de uma mesma empresa. O economista de 46 anos começou a trabalhar na Chevrolet em 1985, como estagiário. Três anos depois foi para Detroit (EUA) para ficar apenas um ano por lá, mas na verdade, ficou 21 anos longe do Brasil. Da sede da General Motors, Znidarsis foi trabalhar no Canadá, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, China, Cingapura e Coreia do Sul. Quando voltou à América do Sul, assumiu a presidência da GM na Venezuela e acumulou a presidência da GM Andina, que engloba Colômbia, Venezuela e Equador. Em junho deste ano, o executivo passou a ocupar a direção geral de vendas e marketing da Chevrolet do Brasil. Em seu primeiro lançamento no cargo, a nova geração da Montana (confira o vídeo aqui), realizado no domingo passado (26), em Recife, Znidarsis conversou com exclusividade com o JC.
Captiva, Cruze e Spark são veículos globais e desenvolvidos na Coreia do Sul. Como você, que praticamente rodou o mundo, vê essa dominância coreana nos modelos Chevrolet?
A GM tem outros quatro centros de desenvolvimentos pelo mundo. É a única fabricante com cinco polos deste porte, o que é extremamente importante no ponto de vista estratégico. Mas nem só da Coreia saem os carros globais. O Malibu, por exemplo, foi projetado em Detroit.
Todas as vezes que você foi transferido, e não foram poucas, uma grande meta a ser cumprida foi proposta. Qual foi a mais difícil de realizar?
Eleger uma é complicado. Dá para destacar duas. A negociação de instalar, em 1997, a primeira fábrica da GM na China foi muito importante. Hoje a Chevrolet é líder de vendas no maior mercado do mundo, apenas 13 anos depois de começar do zero. Outro ponto foi a aquisição da Daewoo, quando estava em Cingapura.
Falando em Daewoo, um importador no Brasil revelou que tem intenção de trazer a marca para cá. Você acha que há espaço para a Chevrolet e a Daewoo aqui?
Pode até ter espaço, mas isso não está no planos da GM, que, até onde eu sei, é dona e controla a Daewoo. Portanto…
E agora, qual é a sua meta na direção de vendas no Brasil?
Hoje a GM é líder na América do Sul e, no Brasil, somos o terceiro fabricante que mais vende. Acredito que, com a reformulação da linha de produtos da Chevrolet, até 2013 não apenas seremos líder, como também estaremos consolidados no topo.
Viagem feita a convite da Chevrolet