O Gol é um sobrevivente. Mesmo com a chegada de novos hatches compactos da Volkswagen, ele continua firme e forte, ainda que sem o mesmo prestígio de outrora. Depois de desistir de posicionar o Up! como seu modelo de entrada no País, a marca deixou de vez o Gol 2019 como a opção mais barata e enxugou suas versões. A mais simples é a 1.0, que ganhou o motor de três cilindros do Polo na linha 2019 e parte de R$ 44.990.
De série, há ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e travas e vidros elétricos. Com mais R$ 3 mil, o comprador leva alarme, sensor de obstáculos atrás, rodas de 15 polegadas e espelhos elétricos. A central multimídia com sistemas Android Auto e Apple CarPlay custa R$ 2.100.
O pacote é bem fornido e dá para levar um carro “completinho” por cerca de R$ 50 mil. O problema é que nessa mesma faixa de preço há rivais bem mais modernos, como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo, por exemplo.
Velho conhecido
No visual, o destaque da linha 2019 são os faróis maiores, iguais aos da picape Saveiro. Principal novidade mecânica, o 1.0 de três cilindros e 84 cv (com etanol) surpreende.
Além de vibrar pouco, mesmo em rotações altas, ele deixa o hatch fica ágil tanto na cidade quanto na estrada. O Gol é confortável e razoavelmente silencioso para viagens longas. O câmbio continua excelente: tem engates curtos e fáceis, além de ótimo escalonamento para aproveitar a força do 1.0.
Ao volante, a idade do projeto fica evidente. Entre as falhas de ergonomia, a regulagem de altura do banco pouco ajuda e os comandos elétricos dos vidros traseiros ficam no painel.
Ficha técnica do Gol 2019
Motor: 1.0, 3 cil., 12V, flexível
Potência (com etanol): 84 cv a 6.250 rpm
Torque (com etanol): 10,4 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Porta-malas: 285 litros
PRÓS E CONTRAS
Prós: DESEMPENHO. Mesmo sendo fruto de um projeto antigo, hatch é muito bom de acelerar, gostoso de dirigir e ótimo de curva.
Contras: PREÇO. Tabela inicial em torno dos R$ 45 mil é próxima à de rivais mais modernos, como Hyundai HB20 e Fiat Argo.
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019