
Em janeiro, o Gol foi o modelo que mais se destacou no ranking de emplacamentos – mas de maneira negativa. O Volkswagen, que em 2014 perdeu o posto de líder de vendas após 27 anos seguidos e em dezembro havia voltado ao topo do pódio, caiu para a oitava posição no primeiro mês de 2015.
Na dianteira do mercado ficou o líder do ano passado, Fiat Palio, seguido por Chevrolet Onix, Fiat Strada, Volkswagen Fox, Hyundai HB20, Fiat Uno e Ford Ka, nesta ordem.
Já o Up! chamou a atenção. O VW, que foi 18º colocado em dezembro, pulou para a 11ª posição em janeiro. Outro hatch que “escalou” o ranking foi o Celta – passou de 25º para 15º.
Entre os sedãs médios, houve poucas alterações. Toyota Corolla e Honda Civic mantiveram a primeira e a segunda posições, respectivamente. A surpresa ficou com o Sentra, em terceiro lugar. O Nissan foi o quarto mais emplacado em dezembro – essa posição agora é do Volkswagen Jetta, que subiu um degrau em janeiro.
O Chevrolet Cruze, que encerrou 2014 em terceiro, caiu para o quinto lugar, seguido pelo Renault Fluence. Em seguida vêm Citroën C4 Lounge e Ford Focus Sedan. O avanço do Sentra é resultado de promoções feitas no fim do ano passado.
Hilux liderou o mês novamente
Entre as picapes, a Toyota Hilux repetiu o primeiro lugar alcançado em dezembro. Assim, ficou à frente da Chevrolet S10, a tradicional líder entre as médias. Por fim, o ASX se destacou na categoria de utilitários-esportivos. Considerando todos os carros do segmento, independentemente de preço e dimensões, o Mitsubishi foi o quinto mais vendido – subiu três posições ante dezembro. A liderança ainda é do Ford EcoSport.
Queda. Como acontece normalmente, o mês de janeiro registrou grande redução nas vendas, na comparação com dezembro. Foram vendidos 243.904 automóveis e comerciais leves, uma queda de 31% ante dezembro e de 18,5% em relação ao mesmo mês de 2014. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.