
Além dos supercarros e dos conceitos elétricos e autônomos, o Salão de Genebra serviu também para a apresentação de novas tecnologias de pneus, mostradas por Goodyear e Pirelli.
A Goodyear levou uma evolução do pneu esférico Eagle 360 Urban. O protótipo de pneu giroscópico adotou uma inteligência artificial que permite ao componente coletar informações em tempo real sobre as condições de direção e conseguir melhorar a frenagem, condução e eficiência.
Além disso, o pneu tem um componente chamado pela companhia de “pele biônica”, que é um polímero superelástico com a capacidade de adaptar o padrão da banda de rodagem às condições de direção, com a ajuda de componentes sob a banda.
Outro conceito, o IntelliGrip Urban foi concebido para frotas de transporte autônomo. Também com sensores, eles coletam e compartilham informações sobre as condições do clima e da estrada, além do desgaste do pneu, permitindo que o responsável pela frota tenha acesso às necessidades de troca antecipadamente.
Pirelli Connesso. Com a mesma proposta de conectividade, a Pirelli lançou o Connesso, um sistema que usa um sensor integrado ao pneu que “conversa” com um aplicativo para smartphone, enviando dados ao consumidor e a um sistema da Pirelli em nuvem.
Entre os dados dos pneus que são informados estão pressão, temperatura, carga vertical estática, desgaste e quilômetros já rodados. A Pirelli quer também oferecer em uma versão mais avançada a estimativa de vida útil restante de cada componente.
Além disso, o sistema oferece o tradicional monitoramento de pressão dos pneus e alerta de desgaste (T.W.I.) indicando pelo aplicativo a loja Pirelli mais próxima. Também há a opção de marcar diretamente uma consulta para aferir a pressão ou trocar os pneus.