![Eagle-360 foi pensado para futuros carros autônomos](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/goodyear-eagle-360-intelligrip-1.jpg)
A Goodyear apresentou o primeiro conceito de um pneu esférico – destinado a carros autônomos. Chamado de Eagle 360, ele se distingue dos pneus convencionais por ter o formato de uma bola.
Segundo a Goodyear, esse conceito melhora a capacidade de manobra, permitindo que o veículo se movimente em qualquer direção e tornando mais fácil manobrar em espaços pequenos.
A tecnologia IntelliGrip, usada no pneu, tem sensores incorporados que permitem ao carro comunicar as condições climáticas e das vias ao sistema de controle do veículo e aos carros ao redor. Há ainda um sistema de levitação magnética, que suspende o veículo, reduzindo o ruído ao rodar.
De acordo com a fabricante, ela usa o conceito da biomimética, que é a inspiração da natureza no desenho da banda de rodagem, que se assemelha a superfície cerebral e age como uma esponja, endurecendo em pisos secos e ficando mais macia em pisos molhados para evitar aquaplanagem.
Apesar de 100% conceitual, a Goodyear afirma que as tecnologias podem ser adaptadas e chegar aos veículos no futuro.