Google pede patente de caminhão autônomo

Empresa norte-americana está desenvolvendo veículo que fará entregas a clientes sem intervenção humana

Por 13 de fev, 2016 · 2m de leitura.
Esboço do protótipo lembra uma pilha de cofres sobre rodas

Depois de ter dado seus primeiros passos no desenvolvimento de um carro autônomo, a Google norte-americana parece estar preparando um segundo veículo que anda sozinho, desta vez um caminhão de entregas.

A empresa norte-americana apresentou recentemente um pedido de patente para uma “plataforma de entrega autônoma”. A ilustração do projeto apresentado lembra um conjunto de cofres sobre rodas. A ideia é que a Google envie o veículo autônomo até seu cliente e este desbloqueie o armário em que está guardada a sua respectiva entrega, usando seu smartphone para inserir um código. Depois que o cliente pega sua mercadoria, o caminhão segue viagem até o local da próxima entrega.


A Amazon também vislumbra um futuro com entregas sem a presença humana, mas usando drones. A solução da Google pelo menos tem menos cara de filme de ficção científica.

Para facilitar o caminho, a National Highway Traffic Safety Administration, órgão responsável pela segurança das rodovias norte-americanas, revelou recentemente que poderá equiparar, para efeitos legais, esses sistemas autônomos da Google a motoristas. Vamos acompanhar com interesse o desenrolar dessa história.