19/11/2020 - 4 minutos de leitura.

Governo canadense pede aos motoristas que não deixem alces lamberem seus carros

Para conter esse novo tipo de turismo, governo implementou uma multa aos que se aproximarem e alimentarem o animal; veja o vídeo:

Governo canadense pede para motoristas não deixarem alces lamberem seus carros Crédito: Reprodução/Twitter/Carolyn Campbell
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Se em estradas e rodovias em todo Brasil precisamos ficar de olho em vacas, tamanduás ou capivaras para não os atropelar, no hemisfério norte a situação muda um pouco. Mais precisamente no Canadá, o governo solicita aos moradores e turistas não deixarem que alces lambam seus veículos.

Em época de inverno, é comum que as pessoas utilizem sal a fim de derreter o gelo espalhado em frente das casas e ruas. Para não acumular neve no veículo, elas também colocam no painel, no capô e nas rodas. Acontece que os alces já descobriram que os painéis e a carroceria do carro podem oferecer um alimento do qual ele pode ficar viciado.

Em entrevista para a CBC, Joe Urie, proprietário da Jasper Tour Company, afirma: “eu odeio dizer isso, mas este sal de estrada é como crack (para o animal)”. Eles podem até lamber o sal que fica na pista. Contudo, já perceberam que a concentração do mineral no carro é maior do que na estrada.

Sem dúvida que a notícia se espalhou vertiginosamente. Como resultado, turistas estão viajando para a parte canadense das Montanhas Rochosas, onde há uma grande população de alces, para conferir este momento com seus próprios olhos.

O problema ficou ainda mais grave por conta da queda do contingente de lobos, que é inversamente proporcional ao número de alces. Com o decorrer do tempo, o grupo de alces também ficou mais confortável à presença de humanos na falta de seu predador natural.

Motorista pode ser multado em mais de R$ 100 mil

Agora, além de o governo da província de Alberta avisar em placas para que não alimentem o animal com sal, ele estabeleceu uma pena. Dentro do Parque Nacional de Jasper, quem alimentar, atrair ou perturbar a vida selvagem pode pagar uma multa de C$ 25 mil, cerca de R$ 101,5 mil.

Segundo orientação do governo, logo que o alce se aproxime do veículo, o motorista deve buzinar para afastá-lo.

Veja o vídeo do animal lambendo o sal na carroceria do carro:



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais