
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que o governo vai manter o cronograma que prevê a obrigatoriedade de fabricação de 100% dos veículos nacionais, a partir de 2014, com Airbag e freios ABS como itens obrigatórios.
++Siga o Jornal do Carro no Facebook
O ministro esteve reunido hoje com montadoras e sindicatos. Também foram discutidas outras questões, como o problema de exportações para a Argentina, perspectivas para 2014, recomposição das alíquotas de IPI e preocupação com emprego nessa indústria, principalmente nas autopeças.
Primeiro, o ministro afirmou que deve ser adiada a introdução dos itens de segurança. Em seguida, confirmou que o calendário para implantação dos itens de segurança não muda. “Não vamos modificar o calendário do Contran, 100% dos automóveis terão de ter ABS e airbag.”
Mantega disse ainda que as empresas vão se comprometer a absorver os trabalhadores que podem ser demitidos por conta da mudança. “Vão promover absorção de trabalhadores dentro da própria fábrica ou mesmo outras fábricas se comprometeram a ajudar, minimizando o problema maior, que fica nas autopeças.”
Na semana que vem uma reunião está marcada para definir o futuro da Volkswagen Kombi. É possível que o modelo seja o único que fique fora da regra, por não se enquadrar, segundo a marca, em nenhuma categoria.