O ano de 2017 não foi o melhor para a indústria, mas mostrou melhora e retomada do mercado. Com isso, tivemos até algumas boas rivalidades automotivas. Veja as principais.
1. Fiat Argo x Volkswagen Polo
Foi a principal briga do fim do ano. Os dois hatches compactos não tiveram um ano cheio em vendas, mas ainda assim disputaram prêmios (o Argo foi eleito o Melhor do Ano pelo Jornal do Carro) e tiraram o protagonismo dos SUVs compactos.
Eles chegam com a mesma proposta e buscando o mesmo público. Porém, têm mais espaço que os compactos convencionais, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, mais tecnologia, base mais avançada e variadas opções de motores e câmbios. Isso aumenta a possibilidade de atender diferentes públicos.
Como chegou antes, nessa rivalidade, o Argo levou a melhor em números. Até ontem (21), havia vendido 25.976 unidades, contra 6.787 do Polo, segundo dados da Fenabrave.
2. Segundo lugar no ranking: Fiat x Volkswagen
Se uma das rivalidades do ano foi a disputa entre dois novos lançamentos das marcas, aqui a disputa foi entre as próprias montadoras pela segunda posição na participação de mercado. A Fiat, que foi líder por anos perdeu a liderança para a Chevrolet.
A companhia tirou uma série de veículos de linha, como Punto, Idea, Palio, o que reduziu a participação de mercado. Porém, conseguiu manter o segundo lugar, onde deve terminar o ano.
Já a Volkswagen, lançou novos produtos e enxugou algumas linhas, como a Fox. Em novembro, com a chegada do Polo, conseguiu ficar com a vice-liderança de vendas.
Já era tarde. Vai mesmo terminar o ano em terceiro. Porém, promete uma briga ainda melhor com a Fiat pelo segundo lugar em 2018.
3. Hyundai HB20 x Ford Ka pela segunda posição
Depois de estar confortável na segunda posição no ano passado, atrás do Chevrolet Onix, em 2017 o Hyundai HB20 viu o Ford Ka voltar a reagir e em vários meses obter a vice-liderança.
No acumulado do ano, até novembro, o HB20 ainda tem vantagem razoável de quase 10 mil carros, que deve garantir a ele o segundo lugar no fechamento de 2017, mas, com a reestilização do Ka prevista para 2018, é bom não vacilar.
4. Hyundai Creta x Honda HR-V
Esqueça Nissan Kicks, ou mesmo o Jeep Renegade, que foi sensação à época de seu lançamento. A briga no segmento entre os SUVs compactos é travada por Honda HR-V e Hyundai Creta.
Inclusive, em novembro, o Creta conseguiu liderar o segmento pela primeira vez, com 4.164 unidades, contra 4.095 exemplares do HR-V. A diferença total (até novembro) era de 6.982 unidades a favor do HR-V (43.508 x 36.526).
5. Honda HR-V x Jeep Compass
O HR-V vem “nadando” com vantagem sobre o rival Creta entre os compactos, mas está tomando um banho de outro SUV, que lidera o segmento geral mesmo sendo de uma categoria acima, a dos médios, e com preço superior. O Jeep Compass surpreendeu e virou a sensação da categoria, com 44.068 emplacadas até o mês passado.
O Compass começa em R$ 107.990, que é praticamente o mesmo preço do HR-V de topo (R$ 107.900). E a versão mais vendida não é a de entrada, mas sim as intermediárias Longitude (R$ 115.990) e Limited (R$ 134.990).
6. Picapes: Chevrolet S10 x Toyota Hilux
Se em 2016 a Toyota Hilux fechou o ano reinando com considerável folga sobre a Chevrolet S10, em 2017 isso não vai ocorrer. No ano passado, foram 34.031 unidades da Hilux, contra 26.558 da S10.
Neste ano, a S10 já encostou e está bem mais próxima. Até novembro, a picape Toyota tinha 30.349 exemplares emplacados, contra 27.443 da S10 – são 2.906 unidades a menos.
7. Quarto lugar no ranking: Ford x Hyundai
Se a Fiat e a Volkswagen brigam para terminar o ano na segunda posição, Ford e Hyundai disputam “cabeça a cabeça” a quarta. As duas baseiam suas vendas e essa disputa de marcas em seus veículos de entrada, HB20 e Ka.
Até novembro, a Ford vinha na frente, com 9,53% do mercado total de automóveis e comerciais leves, enquanto a Hyundai, em quinto, tem 9,3%.
Confira os carros que humilharam a concorrência em 2017:
Chevrolet Prisma
O sedã é um dos novos integrantes da lista de modelos que fizeram muito sucesso no ano, e deixaram pouco espaço para os concorrentes.
Chevrolet Prisma
O Prisma, de janeiro a novembro, teve 63.251 unidades vendidas. É quase a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados. Juntos, Voyage e HB20S registraram cerca de 67 mil exemplares comercializados.
Chevrolet Compass
Não há chances para os outros SUVs médios: pelo segundo ano seguido, o Compass vende quase a soma de todos os rivais juntos. Até agora, tem 44.068 exemplares emplacados. O segundo colocado, Hyundai ix35, somou 9.282 emplacamentos de janeiro a novembro.
Jeep Compass
Além de humilhar a concorrência direta, o Compass se destacou por um outro mérito. Foi o SUV mais vendido do Brasil, superando todos os compactos (que são mais baratos).
Fiat Toro
O segmento deve crescer bastante a partir do ano que vem, com a chegada de modelos da Volkswagen e Hyundai. Enquanto isso não acontece, a Toro vai "sorrindo à toa".
Fiat Toro
Única rival direta da Toro por enquanto, a Oroch somou 9.914 emplacamentos de janeiro a novembro. As vendas da picape Fiat totalizaram 46.497 no mesmo período.
Toyota Hilux SW4
No segmento de SUVs grandes, não sobra espaço para quase nenhum modelo. O SW4 domina a categoria.
Toyota Hilux SW4
Até agora, em 2017, teve mais de 11 mil emplacamentos. O rival mais próximo é o Mitsubishi Pajero, somou cerca de 1.700 unidades vendidas no mesmo período.
Toyota Corolla
O segmento de sedãs médios está, aos poucos, perdendo seu espaço no Brasil. Essa regra, porém, não se aplica ao Corolla. Ele continua na lista dos dez mais vendidos do País - ocupa a sexta posição.
Toyota Corolla
De janeiro a novembro, o Corolla teve 59.621 unidades vendidas, ante as 24.021 do Civic e as 17.592 do Cruze. Os demais sedãs médios somam menos de 10 mil emplacamentos.
Chevrolet Onix
Líder de vendas de 2017, o Onix é outro novo integrante do clube dos carros que humilham a concorrência. Nos últimos três meses, vendeu mais que a soma de Ka e HB20.
Chevrolet
Com isso, o Onix conseguiu também ultrapassar a soma de HB20 e Ka (segundo e terceiro colocados, respectivamente) no acumulado do ano. Ele teve 171.148 emplacamentos, ante os 96.769 do Hyundai e os 63.434 do Ford.