TEXTO: CLÁUDIA TREVISAN (DE PEQUIM) E TIÃO OLIVEIRA
FOTO: GREAT WALL/DIVULGAÇÃO
Haval H3: utilitário-esportivo é um dos modelos que a empresa promete produzir no Brasil
A Great Wall anunciou que terá uma fábrica no Brasil com capacidade para produzir 100 mil veículos por ano. A informação é do diretor de marketing da empresa, Gao Dongxu. “O Brasil é um enorme mercado potencial para a indústria automotiva”, afirmou o executivo.
Gao não revelou detalhes como investimento, local e quando será construída a planta. Ele disse que a empresa está a procura de um parceiro local para tocar o projeto, mas, segundo fontes revelaram ao Jornal do Carro, o Grupo Caoa, que representa a sul-coreana Hyundai e a japonesa Subaru no País, já teria assinado um acordo com a companhia chinesa.
No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) estão registradas as patentes de dois carros da marca chinesa: um utilitário-esportivo e um sedã médio. De acordo com as mesmas fontes, há pelo menos quatro modelos da empresa em fase de homologação no Brasil. São eles o jipe Haval, a picape Wingle (cabine simples e dupla), o sedã C30 e o C20R, hatch com apelo visual aventureiro nos mesmos moldes do Volkswagen CrossFox. O início das vendas está previsto para meados do próximo ano.
Essas informações confirmam as declarações de Gao, que afirmou que a Great Wall pretende iniciar as operações aqui produzindo picapes e utilitários-esportivos. Num segundo momento serão feitos sedãs e hatches.
A Great Wall é a terceira montadora chinesa a anunciar investimentos no Brasil. Em julho a Chery lançou a pedra fundamental de sua planta de R$ 700 milhões na cidade de Jundiaí (SP). Na semana passada a JAC confirmou investimentos de R$ 900 milhões na construção de uma unidade em Camaçari, na Bahia.
Recentemente a Great Wall negociou sua vinda ao País por meio da CN Auto, que representa as marcas Jinbei e Hafei, mas as conversas não prosperaram.