Great Wall estreia no País em 2012

Mais uma montadora chinesa está chegando ao Brasil. A Great Wall confirmou a construção de uma fábrica, mas ainda sem data para sair do papel. A marca venderá utilitários-esportivos, picapes, sedãs e hatches em parceria com o Grupo Caoa.

Por 19 de out, 2011 · 3m de leitura.

TIÃO OLIVEIRA

A chinesa Great Wall confirmou a construção de uma fábrica no País, ainda sem data para sair do papel. A partir de meados do ano que vem a marca passa a vender aqui utilitários-esportivos, picapes, sedãs e hatches em parceria com o Grupo Caoa, representante local da sul-coreana Hyundai e da japonesa Subaru.

No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) estão registradas as patentes de dois carros da Great Wall. Segundo fontes ligadas à empresa, há pelo menos quatro modelos em fase de homologação: o jipe Haval, a picape Wingle, o sedã Voleex C30 e o hatch C20R.


O Haval chegará inicialmente na versão H3. Com 4,62 metros de comprimento, ele é 5 cm maior que um Chevrolet Captiva. O motor é um Mitsubishi 2.0 a gasolina de 122 cv e o câmbio, manual de cinco velocidades.

Da Wingle, a versão mais cotada para vir ao País é a 3 (há também a Wingle 5). A picape cabine-dupla de 5 metros tem três opções de motor: 2.4 a gasolina de 136 cv e duas turbodiesel de 109 e 122 cv (common rail).

O Voleex C3 é 3 cm menor que um sedã Ford Focus. O motor, 1.5 com comando variável, gera 105 cv. Há opções de câmbio manual de cinco velocidades e CVT.


O C20R tem visual aventureiro no estilo do VW CrossFox. O motor é o mesmo da linha Voleex e o câmbio, manual de cinco marchas. Há apliques de plástico na carroceria e suspensão elevada.