Grupo Volkswagen: a origem das marcas

Das 12 fabricantes do conglomerado, oito fazem carros de passeio; conheça o início das histórias das marcas

Por 13 de mar, 2015 · 8m de leitura.

Ao final de 2014, o Grupo Volkswagen assumiu a liderança mundial de vendas de carros e comerciais leves, com 9,91 milhões de unidades comercializadas, desbancando a líder japonesa Toyota. Formado por 12 marcas de sete países europeus, o conglomerado tem 550 mil funcionários em todo o mundo. Entre as marcas de automóveis estão Volkswagen, Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Porsche.

Além delas, há a fabricante de motocicletas Ducati e a divisão de caminhões, representada por Volkswagen Caminhões, Scania e MAN. Quando se fala em vendas totais, o grupo vendeu 10,1 milhões de veículos, motos e caminhões entre janeiro e dezembro do ano passado.


Confira a origem das fabricantes de automóveis do Grupo Volkswagen:

Volkswagen

A história da marca se confunde com a de seu carro mais importante, o Fusca. O engenheiro Josef Ganz, criador do nome Volkswagen, ou “carro do povo”, em português, queria modernizar a indústria automotiva alemã no início da década de 30. Na ocasião, no Salão do Automóvel de Berlim, Adolf Hitler chegou a entrar em contato com Ganz para encomendar um projeto do que seria o Fusca, mas desistiu, já que o rapaz era judeu. Logo depois, o ditador nazista se apropriou do nome da marca, criou a Associação da Indústria Automóvel Alemã e encomendou o modelo a Ferdinand Porsche. Com subsídios do governo, a fábrica foi levantada na cidade de Wolfsburg.


Audi

Também alemã, surgiu um pouco antes, em 1909, como fabricante de motores. Um ano depois, começou a produzir o Audi Typ A, com motor de quatro cilindros, e, três anos depois, o Typ C, com propulsor 3.5 e de 35 cv. Os carros do fundador August Horch ficam famosos por vitórias em ralis. Por causa da recessão pós Primeira Guerra Mundial, ele, que já detinha também a marca Horch, se reuniu a outras duas empresas de motores, DKW e Wanderer – por isso o símbolo das quatro argolas. É integrante da Volkswagen desde 1964.

Bentley


A fabricante britânica foi fundada em 1919 como Bentley Motors Limited pelo engenheiro britânico Walter Owen Bentley. Em 1924, ganhou a corrida 24 Horas Le Mans”. Anos depois, em 1931, foi comprada pela Rolls-Royce. Passou a integrar o Grupo Volkswagen em 1998.

Bugatti

Criada em 1909, no mesmo ano de fundação da Audi, por Ettore Bugatti, tem sede na cidade francesa de Molsheim. Os carros da marca começam a ficar conhecidos por vitórias em competições na Europa. A Bugatti venceu por duas vezes a 24 Horas de Le Mans, sendo a última em 1939. Integra o Grupo VW desde 1998.


Lamborghini

Também integrante da Volkswagen desde 1998, a marca nasceu para superar a Ferrari. É que na década de 1960, o abonado engenheiro Ferruccio Lamborghini, bastante insatisfeiro com os esportivos da Ferrari, reclamava frequentemente da qualidade dos carros diretamente ao dono da marca de Maranello, Enzo Ferrari. Os dois se desentenderam e o desembargador desafiou Lamborghini, que já fazia tratores, a produzir um superesportivo melhor. Surgiu assim, em 1963, na cidade de Sant’Agata Bolognese, a Lamborghini. O primeiro modelo da marca foi o 350 GTV, que estreou no Salão de Turim de 1963.

Porsche


Foi fundada em 1931, em Stuttgart, na Alemanha, pelo engenheiro e piloto de testes Ferdinand Porsche. Conhecida atualmente por seus modelos esportivos, a Porsche ganhou fama após o projeto Type 32, em 1933, conhecido como o protótipo do Fusca. Em 1948, já sob o comando de Ferry Porsche, a montadora cria o 356, primeiro esportivo da marca. Já em 1964 é iniciada a produção do 911. É a mais jovem integrante do Grupo Volkswagen, do qual passou a fazer parte em 2012.

Seat

Fundada em 1950 com financiamento da Fiat, a Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo surgiu no cenário pós Segunda Guerra Mundial. O primeiro modelo, chamado de Seat 1400, foi fabricado em Barcelona e era uma cópia do 1400 produzido pela marca italiana. Entra para o Grupo VW em 1986.


Skoda

Em 1895, na República Tcheca, um mecânico e um vendedor de livros fundaram a marca, que começou como fabricante de de bicicletas, depois de triciclos e, finalmente, em 1901, de automóveis. Em parceria com outra empresa, a Skoda Pilsen, cria-se a Skoda. Com a Primeira Guerra Mundial e as dificuldades financeiras, a produção de carros dá lugar à de caminhões, motores de avião e máquinas agrícolas. Só nos anos 50 é reiniciada a fabricação de automóveis, com o lançamento dos modelos Tudor, Spartak e Octavia. Virou subsidiária do Grupo Volkswagen em 1991.