Com a fábrica no Brasil prestes a iniciar as operações (a previsão de inauguração é maio de 2024), a GWM tem uma decisão importante a tomar. Tudo indicava que o primeiro modelo a ser produzido no País seria a picape híbrida plug-in Poer, mas os planos podem mudar.
Segundo o colunista do UOL Jorge Moraes, a montadora levou concessionários para conhecer a Poer na China. Mas os empresários não ficaram satisfeitos com o estilo do modelo. Dessa forma, sugeriram mudanças no visual para se adequar ao gosto dos brasileiros. Mas isso pode atrasar o lançamento da picape híbrida no Brasil.
GWM Poer pode dar espaço ao Haval H6
Isso abriria espaço para a antecipação da nacionalização do Haval H6, já prevista pela fabricante mais à frente. O SUV tem se destacado nas vendas por aqui, com 1.450 emplacamentos somente no mês de outubro. Por isso, pode se tornar o primeiro GWM a sair da linha de montagem brasileira em Iracemápolis (SP).
A princípio, o conjunto dos dois veículos será comum: motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos (um em cada eixo) que entregam, juntos, 393 cv e 77,7 mkgf de torque (que deve receber uma evolução na picape). Além disso, uma versão de entrada da Poer com mecânica do Haval H6 HEV. Ou seja, sem tomada de carregamento externo e apenas um motor elétrico, com potência combinada de 243 cv.
Outra possibilidade é que a picape chinesa receba um conjunto híbrido com motor 2.0 flex. Por ora, nada foi oficializado ainda.
Porém, se a GWM mantiver a estreia da Poer para o no segundo semestre do ano que vem, ela deverá ser a primeira picape híbrida feita no Brasil. Hoje há apenas uma caminhonete eletrificada vendida aqui: a Ford Maverick. Importada do México, a Maverick Hybrid combina motor 2.5 a um elétrico para gerar 193 cv. Mas elas não serão rivais diretas, já que a chinesa tem dimensões maiores, mais compatíveis com as da Ranger.
Picapes bombando
O mercado de picapes está superaquecido no Brasil e a tendência é continuar pelo menos nos próximos dois anos. Neste ano chegaram aqui a inédita Ram Rampage, a nova Chevrolet Montana e grandalhonas como a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado. Fiat Titano é outra que deve dar as caras nos próximos meses. Além disso, picapes médias veteranas começam a se renovar. É o caso da Ranger, lançada aqui em sua terceira e moderníssima geração há poucos meses. A S10 também deve mudar em breve. Já uma nova geração da Toyota Hilux chega apenas em 2026.
Como prova de que o consumidor brasileiro é fã da caminhonetes, atualmente o veículo mais vendido do Brasil é a Strada. A picape compacta emplacou quase 12 mil unidades em outubro e já acumula 98.511 vendas em 2023.
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