GUILHERME WALTENBERG
Jinameng, China – A Hao Jue, principal fabricante chinesa de motocicletas, com quase 3 milhões de modelos produzidos por ano, quer aumentar sua presença no País e conquistar 10% do mercado brasileiro. A informação é do diretor comercial da empresa, Su Lifeng.
Segundo o executivo, o plano para os próximos anos é aumentar a presença em países como o Brasil, onde a marca atua em parceria com a Dafra. Com o foco centrado no mercado chinês, a Hao Jue exporta apenas 12% do que fabrica. “O porcentual é baixo quando comparado com o das nossas concorrentes, que chegam a exportar mais da metade da produção”, afirma Su.
A fabricante detém 16% do mercado chinês. De acordo com o diretor da companhia, as vendas na China chegam a 15 milhões de unidades por ano. Outras 10 milhões são exportadas.
Na China, a Hao Jue tem parceria com a Suzuki – produz alguns modelos da japonesa. A empresa pode fazer 4.200 motos por dia, ou uma a cada 40 segundos.
O JC visitou a fábrica de Jianmeng, no sul do país asiático. A produção é totalmente robotizada e está espalhada por mais de dez galpões. Cada um engloba uma das fases da produção.
Como o governo proíbe a venda de modelos acima de 250 cm3 na China, a Hao Jue produz motos de 110cm3, 125 cm3 e 150 cm3 com sua própria marca e de
125 cm3 a 250 cm3 da Suzuki.
Viagem a convite da Dafra