Redação

02/10/2020 - 4 minutos de leitura.

HB20 1.0 turbo ganha nova grade

Além da grade redesenhada, linha 2021 do Hyundai HB20 recebeu sistemas de frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa a partir da configuração Evolution Pack

Única alteração na versão mais cara do HB20, a Diamond Plus, foi a grade, mas o preço baixou de R$ 77.990 para R$ 76.590 Crédito: Hyundai/Divulgação

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A Hyundai optou por parcelar a renovação da linha HB20 (hatch) e HB20S (sedã) em três etapas. Depois de mostrar as mudanças da linha 2021 pelos carros com motor 1.0 aspirado, em junho, a empresa apresentou as novidades no 1.6 (também aspirado) em julho, e agora lança o HB20 1.0 turbo.

O motor 1.0 turbinado, que rende até 120 cv, é reservado às versões mais caras do modelo feito em Piracicaba (SP). Basicamente, a receita é a mesma aplicada às demais motorizações. Os modelos ganharam nova grade e mais equipamentos.

A mudança prematura no estilo da grade tem o objetivo de tentar aplacar as críticas que o modelo recebeu quando foi lançado, no ano passado. Mas, apesar disso, o HB20 mantém a segunda posição entre os automóveis mais vendidos do ano. Até setembro, o hatch acumula 57.749 unidades emplacadas, atrás apenas do Chevrolet Onix, com 92.294 unidades vendidas.

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A versão Evolution do HB20 e do HB20S recebeu faróis com acendimento automático, apoio de braço deslizante no console central e a nova grade dianteira.

Já o Evolution Pack adicionalmente ganhou sistema de frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa. Esses itens estavam presentes somente na versão mais cara do modelos, a Diamond Plus. Câmera traseira e airbags laterais também são novidades na versão.

Leitor de faixa do HB20 ‘lê’ pintura inexistente

A principal característica do sistema de leitura de faixa é que no HB20 o dispositivo consegue detectar até faixa mal pintada no asfalto. Nesse caso, o sistema tem uma espécie de “memória”. Se a via tinha uma faixa contínua e de repente ela desaparece, por falta de manutenção, o carro considera que ali deveria haver pintura e alerta o motorista.


Para a versão Diamond, a nova grade dianteira recebeu acabamento preto brilhante, como no HB20 Sport. Além disso, a versão está equipada com sistema de monitoramento de pressão dos pneus e novos bancos de couro.

Na versão Diamond Plus, a única alteração é a grade dianteira em formato de cascata com contorno em preto brilhante. Os demais itens permanecem sem alteração.

Em termos de preços, houve poucas mudanças. A última alteração na tabela havia ocorrido em fevereiro. O HB20 1.0 turbo Evolution foi de R$ 67.190 para 69.590. A versão mais cara do hatch, a Diamond Plus, baixou de R$ 77.990 para R$ 76.590.


No caso do sedã, o HB20S Evolution passou de R$ 71.790 para R$ 74.590. Já o Diamond Plus subiu R$ 300. Foi de R$ 81.290 para R$ 81.590. Em todos os casos, o motor turbo funciona em conjunto com câmbio automático de seis marchas.

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