Leandro Alvares
Já faz tempo que a oferta de câmbio automático deixou de ser privilégio de modelos de luxo. Por causa dos altos índices de congestionamento e da busca por mais conforto, muitos motoristas abolem o uso do pedal da embreagem logo na compra do primeiro carro zero-km.
Chevrolet e Hyundai estão entre as marcas que oferecem opções para seduzir esses consumidores, com hatches cada dia mais vistos nas ruas: HB20 e Onix. Este acaba de ganhar caixa automática de seis marchas para reforçar suas armas na briga com o rival, cuja versão equivalente tem transmissão de quatro velocidades.
Para saber qual é o melhor, escalamos as opções de topo dos dois modelos. E, tal como vem ocorrendo no ranking de vendas, o resultado foi apertado, mas favorável ao modelo da marca sul-coreana. Com preço inicial de R$ 50.095, o HB20 1.6 automático desbancou o Onix 1.4, que parte de R$ 47.690.
A vantagem do Hyundai nem está no câmbio, que é menos “esperto” que o do concorrente. Suas virtudes são o melhor desempenho e a manutenção mais barata que a do rival.
O motor 1.6 16V do HB20 entrega 128 cv e 16,5 mkgf com etanol, ante os 106 cv e 13,9 mkgf do 1.4 8V do Onix (os dois são flexíveis). Em acelerações e retomadas – mesmo com uma caixa menos ágil ao se pisar fundo no pedal do acelerador -, o Hyundai tem desenvoltura melhor.
Assim como no Onix, as mudanças de velocidade do HB20 são suaves e sem grandes “soluços”. Mas as seis marchas do Chevrolet administram melhor o comportamento do carro, sem precisar de muitas trocas.
No quesito manutenção, o HB20 ganha de lavada. A começar pelos preços das revisões até os 30 mil km, que totalizam R$ 661, ante os R$ 1.232 pedidos para o Chevrolet no período. As peças de reposição do Onix, como as velas, são mais caras. O jogo foi cotado a R$ 162, ante os R$ 47 do Hyundai.
Bem equipada, a dupla traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15″, air bags e travas, vidros e retrovisores elétricos, entre outros. Só o Onix, porém, oferece controlador de velocidade e sistema multimídia com tela sensível ao toque, bem mais avançado que o do rival. O HB20 tem como diferencial o sensor de estacionamento e práticos comandos de ajuste do áudio e da conexão Bluetooth no volante.
Em ação, os dois são gostosos de dirigir, embora o HB20 “vista” melhor o motorista por ter ajuste de profundidade do volante e posição de guiar mais baixa. As suspensões do Onix, contudo, superam as do Hyundai em termos de conforto.
Nas curvas, a carroceria do Chevrolet escapa mais. Por outro lado, ele acomoda melhor os ocupantes no banco traseiro.
No HB20, o assento curto cansa os passageiros. O espaço da cabine é satisfatório tanto no Hyundai quanto no Chevrolet, que têm 2,50 e 2,52 metros de entre-eixos, respectivamente.
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