Pela segunda vez consecutiva, o Hyundai HB20S foi eleito o melhor sedã compacto de entrada. Com tabela a partir de R$ 41.565, o carro feito em Piracicaba (SP) se sobressai por aspectos como acabamento acima da média da categoria e boa lista de itens.
Com sua nova “cara”, o Renault Logan quase tirou o título do HB20S. Porém, o modelo da Hyundai se dá melhor em dirigibilidade. Ele também leva vantagem por oferecer a versão com câmbio automático de quatro velocidades – disponível apenas junto com o motor 1.6, de até 128 cv.
Publicidade
Mas, apesar da praticidade, a transmissão carece de modernidade. Funcionaria melhor se tivesse mais marchas e opção de trocas sequenciais.
Já o manual, de cinco marchas, é oferecido também com o propulsor 1.0, que gera até 80 cv. Esta transmissão se destaca pelos engates precisos e as relações de marchas bem ajustadas, ideais para o circuito urbano. O volante tem boa empunhadura, mas a assistência hidráulica deixa a direção molenga demais. O espaço interno é condizente com a categoria; dois adultos viajam com conforto no banco traseiro.
Um ponto fraco do HB20S é não oferecer encosto de cabeça e cinto de três pontos ao terceiro ocupante do banco traseiro.
O Ford Ka+ não entrou na briga por ainda não estar nas concessionárias, mas surge como um rival de peso para 2015.
PRÓS:
Motor/transmissão
O 1.6 flexível é o mais potente da categoria e faz um bom casamento com o câmbio manual de cinco marchas.
CONTRAS:
Câmbio automático
Pouco dinâmico e de quatro velocidades, carece de modernidade. Não há opção de trocas sequenciais.