A Porsche iniciou no Brasil a pré-venda do Cayenne E-Hybrid da nova geração. O modelo, que é um híbrido que pode ser recarregado na tomada, custa R$ 435 mil e vem importado da Alemanha. A expectativa é que as unidades de pré-venda cheguem ao País em outubro.
Essa é a segunda vez que a Porsche oferece o Cayenne com trem de força híbrido no País. A nova geração associa um motor V6 3.0 turbo a gasolina, de 340 cv, a um elétrico de 100 kW (o equivalente a 136 cv). A combinação desses motores entrega uma potência máxima de 462 cv. O torque é de 71,3 mkgf.
A transmissão é a automática tiptronic de oito velocidades. A tração é integral com sistema de gerenciamento de tração, uma espécie de vetorizador de torque. Ele traz ainda a suspensão ativa (PASM) e o controle dinâmico de chassi (PDCC), como itens de série.
No modo elétrico, o Cayenne E-Hybrid pode rodar por até 44 km e atingir a velocidade máxima de 135 km/h. Usando os dois motores, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge velocidade máxima de 253 km/h, limitada eletronicamente.
Em relação à geração anterior, o motor a combustão está 7 cv mais potente, enquanto que o elétrico ficou 43% melhor em desempenho, segundo a Porsche. O motor elétrico pode ser utilizado em qualquer um dos modos de condução, E-Power, Hybrid Auto, Sport e Sport Plus.
A bateria também passou por mudanças. O pacote com células de íons de lítio foi de 10,8 kWh para 14,1 kWh – uma melhoria de 30%, de acordo com a Porsche. Localizada sob o porta-malas, pode ser recarregada por completo em 7,8 horas em um ponto de 230 V e 10 amperes. Se for usado o carregador rápido, de 230 V e 32 amperes, a bateria chega a 100% em 2,3 horas.
Entre os itens disponíveis para o Cayenne E-Hybrid como itens de série ou opcionais estão o head-up display no para-brisa aquecido, painel virtual, controle de velocidade adaptativo, bancos com massageadores, bancos dianteiros com aquecimento e rodas de liga-leve de 22 polegadas.