Os veículos híbridos são já velhos conhecidos no exterior, mas no Brasil são novidades. Na verdade, “eles” aqui, é ele. O único modelo à venda no mercado nacional é o Mercedes-Benz S400 Hybrid, que tem preço sugerido de US$ 253,500 (cerca de R$ 470 mil). Os híbridos se caracterizam pela presença de motores de dois tipos, normalmente um a explosão (gasolina ou diesel) e outro elétrico.
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Mas dentro dessa definição há outras modalidades. O sedã de luxo alemão, por exemplo, é um híbrido paralelo, também chamado de mild hybrid (algo como híbrido leve). No caso, há um motor elétrico com potência equivalente a 20 cv que funciona como apoio ao a gasolina, um V6 3.5 de 279 cv. Segundo a marca, o S400 Hybrid queima até 20% menos combustível que o S350 convencional, com o mesmo propulsor V6.
Há também os híbridos split, ou full hybrid (completo), cuja maior diferença é ter um gerador, acionado pelo propulsor a gasolina, para alimentar a bateria. O motor elétrico é a fonte de tração em vários momentos e não só o de combustão, a exemplo do Nissan Leaf, que foi encomendado pela Compania de Engenharia de Tráfego (CET).
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Já o Chevrolet Volt, previsto para estrear em novembro nos EUA, é um elétrico híbrido serial plugável. Traz motor térmico a E85 (mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina) que opera somente como gerador de energia, quando a bateria se esgota. A tração é sempre elétrica.