Honda Civic chega hoje às lojas

Vendas da décima geração do Civic começam oficialmente hoje nas concessionárias Honda

Por 25 de ago, 2016 · 5m de leitura.
Preços do Honda Civic 2017 vão de R$ 87.900 (Sport manual) a R$ 124.900 (Touring automático)
A décima geração do Civic chega hoje (25) às lojas com uma boa “largada”: a Honda garante que só no regime depré-vendas foram negociadas 2.000 unidades do modelo.Pelas previsões da montadora, o Civic 2017 terá vendas mensais na faixa de 3 mil unidades. Com isso, ao contráriodo que se esperava, não deverá haver uma reedição da histórica briga pelo topo de vendas entre Toyota Corolla eHonda Civic, como no passado.

A Honda decidiu vender menos e ganhar mais por unidade. É o tal “valor agregado”: omodelo cresceu de tamanho (11 cm a mais no comprimento), melhorou em acabamento e nível de equipamentos, e o preçodeu um salto ornamental: o Civic 2017 mais barato (R$ 87.900) se aproximou do preço de tabela do 2016 mais caro (R$94.100).

O agravante é que o preço inicial será quase uma miragem: os R$ 87.900 referem-se à versão Sport com câmbio manual.A questão é que a oferta desse modelo será ínfima. A maior parte da produção do Sport deverá ter câmbio automáticoCVT, que custa R$ 94.900. Na prática, portanto, esse é o preço inicial do modelo.


Das 3 mil unidades mensais do sedã, a Honda estima que praticamente a metade (48%) será dominada pelas versões EX(R$ 98.400) e EXL (R$ 105.900). Na sequência vem a topo de linha, Touring (R$ 124.900), que deve responder por 28%.Esta é a única versão que recebeu o novo motor 1.5 turbo, de injeção direta. A Sport fica com os restantes 24%.

Com essa ampla gama de preços, a Honda pretende atender não somente o atual público do Civic, mas também atrair aclientela que esteja de olho nos modelos alemães (Audi A3 Sedã, BMW 320i e Mercedes-Benz Classe C).

Para isso, caprichou no acabamento. As superfícies internas ganharam material suave ao toque. Isso é uma novidade no Civic. Além disso, o modelo ganhou mais tecnologia voltada ao conforto e à segurança. São seis airbags, de série em todas as versões.


Na versão Touring, quando o motorista aciona a seta para a direita, a telamultimídia projeta a imagem da lateral do carro, para que ele possa ver se não há algum veículo na faixa que oespelho retrovisor eventualmente não tenha mostrado.

Há apenas um problema, revelado durante o test-drive do carro:caso o motorista esteja em dúvida sobre o caminho e acione o pisca, a imagem da câmera se sobrepõe ao mapa do GPS,o que pode complicar ainda mais o condutor. Acompanhe a avaliação do carro aqui.

O Civic foi lançado em 1972. Acompanhe na galeria todas as fases de sua história.