
A décima geração do Civic chega hoje (25) às lojas com uma boa “largada”: a Honda garante que só no regime depré-vendas foram negociadas 2.000 unidades do modelo.Pelas previsões da montadora, o Civic 2017 terá vendas mensais na faixa de 3 mil unidades. Com isso, ao contráriodo que se esperava, não deverá haver uma reedição da histórica briga pelo topo de vendas entre Toyota Corolla eHonda Civic, como no passado.
A Honda decidiu vender menos e ganhar mais por unidade. É o tal “valor agregado”: omodelo cresceu de tamanho (11 cm a mais no comprimento), melhorou em acabamento e nível de equipamentos, e o preçodeu um salto ornamental: o Civic 2017 mais barato (R$ 87.900) se aproximou do preço de tabela do 2016 mais caro (R$94.100).
O agravante é que o preço inicial será quase uma miragem: os R$ 87.900 referem-se à versão Sport com câmbio manual.A questão é que a oferta desse modelo será ínfima. A maior parte da produção do Sport deverá ter câmbio automáticoCVT, que custa R$ 94.900. Na prática, portanto, esse é o preço inicial do modelo.
Das 3 mil unidades mensais do sedã, a Honda estima que praticamente a metade (48%) será dominada pelas versões EX(R$ 98.400) e EXL (R$ 105.900). Na sequência vem a topo de linha, Touring (R$ 124.900), que deve responder por 28%.Esta é a única versão que recebeu o novo motor 1.5 turbo, de injeção direta. A Sport fica com os restantes 24%.
Com essa ampla gama de preços, a Honda pretende atender não somente o atual público do Civic, mas também atrair aclientela que esteja de olho nos modelos alemães (Audi A3 Sedã, BMW 320i e Mercedes-Benz Classe C).
Para isso, caprichou no acabamento. As superfícies internas ganharam material suave ao toque. Isso é uma novidade no Civic. Além disso, o modelo ganhou mais tecnologia voltada ao conforto e à segurança. São seis airbags, de série em todas as versões.
Na versão Touring, quando o motorista aciona a seta para a direita, a telamultimídia projeta a imagem da lateral do carro, para que ele possa ver se não há algum veículo na faixa que oespelho retrovisor eventualmente não tenha mostrado.
Há apenas um problema, revelado durante o test-drive do carro:caso o motorista esteja em dúvida sobre o caminho e acione o pisca, a imagem da câmera se sobrepõe ao mapa do GPS,o que pode complicar ainda mais o condutor. Acompanhe a avaliação do carro aqui.
O Civic foi lançado em 1972. Acompanhe na galeria todas as fases de sua história.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Primeira geração: o Civic foi lançado em 1972. Com entre-eixos de apenas 2,28 metros, era um carro voltado ao uso urbano.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Segunda geração: foi lançada em 1979, e, entre as variações de carroceria, trouxe o primeiro sedã.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A terceira geração foi lançada em 1983. Trouxe como novidade o motor de fluxo cruzado (coletor de admissão de um lado do bloco e escapamento do outro).
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A quarta geração apareceu em 1987. Entre as novidades mecânicas estava a suspensão independente e o motor com cabeçote de 16 válvulas.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A quinta geração veio ao mundo em 1992, com ares mais esportivos. Além do cupê de duas portas, apareceu o conversível Del Sol. Foi nessa época que a montadora lançou a família de motores VTEC, de comando de válvulas variável.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A sexta geração foi lançada em 1995. Foi o primeiro modelo a ser feito no Brasil, a partir de 1987. Esta geração recebeu no exterior pela primeira vez a transmissão automática CVT.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A sétima geração foi lançada em 2001. Foi a primeira a trazer o assoalho traseiro plano, o que melhorava o espaço. A frente era curta.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A oitava geração foi lançada em 2006, e foi considerava a mais radical tanto em termos visuais como no que se refere a comportamento dinâmico. A direção era bem direta, e o painel tinha "dois andares".
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Lançada em 2012, a nona geração manteve o espírito da oitava, porém de forma mais atenuada, tanto em termos de estilo como em dirigibilidade.