O Honda Civic está completando 45 anos, e sem aparentar nenhum sinal de crise de meia idade. O modelo nasceu no Japão, em 1972, como um veículo subcompacto, voltado para uso urbano. A distância entre-eixos era de apenas 2,28 metros (o mesmo que a do Fiat 500 atual). O motor 1.2 tinha como característica o baixo consumo, algo desejável numa época de crise de petróleo.
Em 1975, o modelo recebeu o motor conhecido pela sigla CVCC, cujo cabeçote tinha um formato que proporciona maior eficiência na queima de combustível. O resultado é que ele dispensava o uso de catalisador.
A segunda geração estreou em 1979. O carro chegou maior e mais potente. O motor CVCC trouxe uma terceira válvula por cilindro e passou a ser oferecido em duas variações: o 1300 rendia 56 cv, enquanto o 1500 gerava 68 cv. Quanto à transmissão, havia três possibilidades: manual de quatro e de cinco marchas, e um sistema semiautomático de duas marchas, denominado Hondamatic. Já nessa segunda geração, que durou até 1983, o Civic estava disponível com carroceria hatch, sedã e perua.
A terceira geração foi lançada em setembro de 1983, como linha 1984. A propósito, a partir dali, curiosamente quase todas as gerações foram apresentadas em setembro. Ela marcou o lançamento do primeiro Si. O esportivo trazia motor 1.6 de comando duplo e 130 cv, além de suspensão recalibrada. Nessa época também surgiu o cupê de dois lugares denominado CRX. Outra primazia da terceira geração foi a tração integral. Nos primeiros modelos, o acionamento era feito por um botão no painel. A partir de 1987, no entanto, o sistema passou a ser feito automaticamente, quando as rodas dianteiras perdiam tração.
A quarta geração chegou ainda em 1987. Mais uma vez, o Civic chegou maior, e tinha como característica uma linha de capô baixo. Foi nessa época que o modelo ganhou suspensão traseira independente. Além disso, os modelos vendidos nos Estados Unidos receberam injeção eletrônica, embora nos demais países o carburador ainda continuasse sendo utilizado.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Primeira geração: o Civic foi lançado em 1972. Com entre-eixos de apenas 2,28 metros, era um carro voltado ao uso urbano.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Segunda geração: foi lançada em 1979, e, entre as variações de carroceria, trouxe o primeiro sedã.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A terceira geração foi lançada em 1983. Trouxe como novidade o motor de fluxo cruzado (coletor de admissão de um lado do bloco e escapamento do outro).
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A quarta geração apareceu em 1987. Entre as novidades mecânicas estava a suspensão independente e o motor com cabeçote de 16 válvulas.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A quinta geração veio ao mundo em 1992, com ares mais esportivos. Além do cupê de duas portas, apareceu o conversível Del Sol. Foi nessa época que a montadora lançou a família de motores VTEC, de comando de válvulas variável.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A sexta geração foi lançada em 1995. Foi o primeiro modelo a ser feito no Brasil, a partir de 1987. Esta geração recebeu no exterior pela primeira vez a transmissão automática CVT.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A sétima geração foi lançada em 2001. Foi a primeira a trazer o assoalho traseiro plano, o que melhorava o espaço. A frente era curta.
Relembre as nove gerações do Honda Civic
A oitava geração foi lançada em 2006, e foi considerava a mais radical tanto em termos visuais como no que se refere a comportamento dinâmico. A direção era bem direta, e o painel tinha "dois andares".
Relembre as nove gerações do Honda Civic
Lançada em 2012, a nona geração manteve o espírito da oitava, porém de forma mais atenuada, tanto em termos de estilo como em dirigibilidade.
A quinta geração chegou em 1991 (em setembro, claro). Além de crescer, ganhou linhas mais arredondadas e aerodinâmicas. O modelo trouxe a carroceria cupê.
A sexta geração chegou em… setembro de 1995, óbvio. E marcou o início de produção do modelo no Brasil. A Honda começou a montagem na fábrica de Sumaré (SP) em 1997.
A sétima geração foi lançada em setembro de 2000, e foi a primeira a trazer o piso traseiro plano, que aumentava o espaço para os ocupantes do banco de trás.
A oitava geração chegou em setembro de 2005, com um estilo futurista tanto por fora como por dentro. Até 2006, a Honda registrava vendas globais de 16,5 milhões de unidades do modelo, desde o lançamento.
A nona geração foi lançada em 2012. Ao contrário da geração anterior, que foi revolucionária em termos de estilo, a nona era apenas uma evolução, embora mantivesse algumas características do modelo antecessor, como o painel em dois andares.
A décima e atual geração estreou no Brasil em agosto do ano passado, exibindo, tal como a oitava geração, estilo agressivo, principalmente na traseira, o que confere um visual de cupê ao modelo.