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Honda Civic Si sai de linha e nova geração não terá carroceria cupê
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Honda Civic Si sai de linha e nova geração não terá carroceria cupê

Após três gerações no Brasil, esportivo Civic Si se despede sem previsão de um sucessor na próxima geração do sedã. Em seis meses, modelo encareceu R$ 5 mil

Emily Nery, para o Jornal do Carro

09 de fev, 2021 · 5 minutos de leitura.

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FR12 SAO PAULO - INDAIATUBA - 09/10/2020 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO - Foto do comparativo entre Honda Civic Si x Mini Cooper S, na pista de testes da Pirelli, em Elias Fausto. FOTO: FELIPE RAU/ESTADAO
Crédito:FR12 SAO PAULO - INDAIATUBA - 09/10/2020 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO - Foto do comparativo entre Honda Civic Si x Mini Cooper S, na pista de testes da Pirelli, em Elias Fausto. FOTO: FELIPE RAU/ESTADAO

Foi em julho do ano passado que a linha 2020 do Honda Civic Si chegou ao país. Entretanto, quase seis meses depois, a montadora vendeu todo o lote disponível e confirmou o fim da importação do modelo. Para agravar a situação, a nova geração do Civic que será revelada neste ano, não deve ter a opção esportiva na gama.

Importada do Canadá, a linha 2020 chegou quase um ano atrasada ao Brasil trazendo novidades visuais e um ajuste no câmbio manual de seis marchas. Dessa forma, ele conseguia extrair mais força do motor 1.5 turbo de 208 cv a 5.700 rpm e torque de 26,5 mkgf já a 2.100 rpm. De acordo com a montadora, a relação ficou cerca de 6% mais curta.

Interior da atual geração do Civic Si FOTO: FELIPE RAU/ESTADAO

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Além disso, o cupê adotou novo acabamento em vermelho nos bancos, volante e manopla de câmbio. A central multimídia passou a oferecer Android Auto e Apple CarPlay. Carregador de celular wireless, câmera de ré e seis airbags passaram a fazer parte da lista de equipamentos.

Todavia, a alta cambial fez com que a versão, que chegou ao Brasil custando R$ 179.990, saísse de linha sendo oferecida por R$ 184.990.

Primeira geração foi baseada no New Civic

O cupê encerra a jornada após três gerações no Brasil. O esportivo estreou em 2008 com base na revolucionária oitava geração do sedã, o New Civic. Naquela época, a Honda fabricava o Civic Si em Sumaré (SP) que dispunha da carroceria de sedã com quatro portas oferecia o motor 2.0 aspirado que gerava até 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 mkgf a 6.100 rpm. Desse modo, o câmbio era manual de seis marchas.


Primeira geração do Honda Civic Si no Brasil
Primeira geração do Civic Si no Brasil se baseava no “New Civic” Divulgação/Honda

Oriunda da nona geração do Civic, a segunda geração do sedã passou a vir importada do Canadá. Desta vez, o carroceria passou a contar com duas portas, a fim de se consolidar como um cupê esportivo. Um trem de força também estava disponível: o 2.4 aspirado desenvolvia 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 mkgf a 4.400 rpm.

Seguna geração do Honda Civic Si passou a vir importada do Canadá
Segunda geração passou a vir importada do Canadá Divulgação/Honda

Motor turbo causou polêmica entre os fãs

A terceira e última geração, portanto, chegou em 2018, sendo alvo de duras críticas por causa do novo motor. Os mais tradicionalistas foram contra a adoção do motor 1.5 turbinado de 220 cv e 26,5 mkgf, embora ainda oferecesse o câmbio manual de seis marchas. Como forma de amansar seu público, a fabricante adicionou um novo modo de condução mais invocado, o Sport. Mesmo assim, as vendas do veículo se mostraram tímidas.

A planta canadense da Honda agora focará na produção da nova geração do Civic, só comercializará as versões sedã e hatch. Além disso, a configuração representava somente 6% das vendas da gama do sedã

Vale lembrar que o Golf GTI, seu concorrente direto, saiu de linha em 2019, deixando para pouquíssimos rivais para o Si. Recentemente, duelamos o cupê da Honda com o novo Mini Cooper S.




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