E agora? “Japonês” fabricado no México ou “alemão” produzido na Espanha?O Honda se defende principalmente por ser amplo, mas perde em outros quesitos importantes. No balanço, deu Audi por uma vantagem mínima.
No preço, o Q3 larga na frente, pois é R$ 7.710 mais barato. O motor 2.0 aspirado do Honda gera 155 cv com etanol e 150 cv com gasolina, mesma potência do 1.4 turbo do Audi, que, por ora, é movido apenas pelo combustível mineral.
A partir daí, as coincidências praticamente terminam. O Honda dá um banho quando o assunto é espaço. Com 4,58 metros – 19 cm a mais que o Q3 -, o CR-V acomoda melhor pessoas e cargas.
No banco traseiro, a vantagem é pequena, por causa da distância entre os eixos parecida (2,62 m e 2,60 m, respectivamente). O porta-malas do Honda tem 589 litros – são 129 l a mais que o do Audi.Dos dois, só o Honda tem chave de presença e partida por botão. E só o alemão desliga e religa o motor em paradas de trânsito, por exemplo.
No desempenho, o Q3 é bem superior. Esse Audi é um bom exemplo de downsizing (redução de tamanho, na tradução livre) do motor. Graças ao turbo, o 1.4 não decepciona.
Há uma leve hesitação em baixo giro, mas a partir das 2.000 rpm o Q3 fica bem animado. O utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a 204 km/h, de acordo com dados da Audi. A explicação está no bom torque de 25,5 mkgf, a partir das 1.500 rpm.
Apesar de ter motor maior, as respostas do CR-V são mais lentas (a Honda não divulga dados de desempenho). Uma das explicações é o torque menor que o do Q3 (19,5 mkgf), entregue a partir das 4.800 rpm. Por isso, subidas com o jipe carregado podem ser um problema
Quando virarnacional Q3terá 1.4 flexível
No ano que vem, a Audi começa a montar o Q3 em São José dos Pinhais, no Paraná. A única diferença do modelo nacional ante o trazido da Espanha deverá ser a tecnologia flexível. O 1.4 será feito na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) e vai estrear no A3 Sedan, cujo início de produção local está previsto para o mês que vem. Na sequência, o 1.4 bicombustível deve passar a equipar o Volkswagen Golf, que também será produzido na planta paranaense (o Grupo VW é dono da Audi) para, depois, chegar ao Q3.
Opinião:
Fique com o Audi, que é mais barato
O motor Audi 1.4 TFSI é oferecido apenas em conjunto com a tração dianteira. O sistema integral Quattro só acompanha o Q3 2.0. Por isso, se a tração 4×4 for imprescindível para você, o Honda ganha relevância no comparativo. Mas, mesmo nesse caso, o Q3 2.0 não está muito distante em preços: a versão “traçada” parte de R$ 145.190 e ainda permanece na briga com o CR-V (R$ 134.900). A diferença, abaixo de 10%, não chega a ser um grande problema. Aliás, o Q3 1.4 só é competitivo na configuração Attraction (R$ 127.190).
Isso porque a Ambiente salta para R$ 144.190, apenas R$ 1 mil abaixo do Q3 2.0 Attraction.Ou seja: ainda pode brigar com o Honda, mas não com o Q3 2.0. Além da maior estabilidade, graças à tração integral, a pequena hesitação em baixa rotação manifestada pelo motor 1.4 não existe no 2.0, que tem potência (180 cv) e torque (32,6 mkgf) bem superiores.