12/08/2015 - 7 minutos de leitura.

Honda CR-V vira rival de Audi Q3

Em comparativo, CR-V 2.0 4×4 de topo desafia Q3 com motor 1.4 turbo; veja quem se saiu melhor

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Até recentemente, os carros alemães eram, em geral, bem mais caros que modelos equivalentes de outras marcas. Mas as coisas mudam e este comparativo mostra claramente essa nova fase. Com a introdução do motor 1.4 TFSI na linha Q3, a Audi lançou uma versão tabelada a R$ 127.190 – até então, havia apenas a 2.0 (a mais em conta partia de R$ 145.190). A Honda fez o caminho inverso e tirou de cena a opção 4×2 do CR-V, que girava em torno de R$ 100 mil, por causa da chegada do HR-V, e traz somente a de topo, EXL 4×4, por R$ 134.900.

E agora? “Japonês” fabricado no México ou “alemão” produzido na Espanha?O Honda se defende principalmente por ser amplo, mas perde em outros quesitos importantes. No balanço, deu Audi por uma vantagem mínima.

No preço, o Q3 larga na frente, pois é R$ 7.710 mais barato. O motor 2.0 aspirado do Honda gera 155 cv com etanol e 150 cv com gasolina, mesma potência do 1.4 turbo do Audi, que, por ora, é movido apenas pelo combustível mineral.
A partir daí, as coincidências praticamente terminam. O Honda dá um banho quando o assunto é espaço. Com 4,58 metros – 19 cm a mais que o Q3 -, o CR-V acomoda melhor pessoas e cargas.

Continua depois do anúncio

No banco traseiro, a vantagem é pequena, por causa da distância entre os eixos parecida (2,62 m e 2,60 m, respectivamente). O porta-malas do Honda tem 589 litros – são 129 l a mais que o do Audi.Dos dois, só o Honda tem chave de presença e partida por botão. E só o alemão desliga e religa o motor em paradas de trânsito, por exemplo.
No desempenho, o Q3 é bem superior. Esse Audi é um bom exemplo de downsizing (redução de tamanho, na tradução livre) do motor. Graças ao turbo, o 1.4 não decepciona.

Há uma leve hesitação em baixo giro, mas a partir das 2.000 rpm o Q3 fica bem animado. O utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a 204 km/h, de acordo com dados da Audi. A explicação está no bom torque de 25,5 mkgf, a partir das 1.500 rpm.
Apesar de ter motor maior, as respostas do CR-V são mais lentas (a Honda não divulga dados de desempenho). Uma das explicações é o torque menor que o do Q3 (19,5 mkgf), entregue a partir das 4.800 rpm. Por isso, subidas com o jipe carregado podem ser um problema

Quando virarnacional Q3terá 1.4 flexível


No ano que vem, a Audi começa a montar o Q3 em São José dos Pinhais, no Paraná. A única diferença do modelo nacional ante o trazido da Espanha deverá ser a tecnologia flexível. O 1.4 será feito na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) e vai estrear no A3 Sedan, cujo início de produção local está previsto para o mês que vem. Na sequência, o 1.4 bicombustível deve passar a equipar o Volkswagen Golf, que também será produzido na planta paranaense (o Grupo VW é dono da Audi) para, depois, chegar ao Q3.

Opinião:

Fique com o Audi, que é mais barato


O motor Audi 1.4 TFSI é oferecido apenas em conjunto com a tração dianteira. O sistema integral Quattro só acompanha o Q3 2.0. Por isso, se a tração 4×4 for imprescindível para você, o Honda ganha relevância no comparativo. Mas, mesmo nesse caso, o Q3 2.0 não está muito distante em preços: a versão “traçada” parte de R$ 145.190 e ainda permanece na briga com o CR-V (R$ 134.900). A diferença, abaixo de 10%, não chega a ser um grande problema. Aliás, o Q3 1.4 só é competitivo na configuração Attraction (R$ 127.190).

Isso porque a Ambiente salta para R$ 144.190, apenas R$ 1 mil abaixo do Q3 2.0 Attraction.Ou seja: ainda pode brigar com o Honda, mas não com o Q3 2.0. Além da maior estabilidade, graças à tração integral, a pequena hesitação em baixa rotação manifestada pelo motor 1.4 não existe no 2.0, que tem potência (180 cv) e torque (32,6 mkgf) bem superiores.

Veja mais: detalhes da galeria


Notícias relacionadas

Lançamentos

Omoda 7 tem 1250 km de autonomia e inspiração no universo gamer

Segredos

Jaecoo terá picape no futuro, confirma executivo ao Jornal do Carro

Notícias

Wey 7 de 6 lugares tem autonomia de 1.000 km e vem em 2025

Lançamentos

BYD King, sedã híbrido rival do Corolla, estreia em breve no Brasil

OFERTAS 0KM
R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

De R$ 137.990,00 por R$ 123.990,00

Hyundai Creta Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS